Já pensou em participar de um concurso para startups plant-based? O Carrefour abriu um concurso voltado para essas empresas no mundo todo, chamado Plant-Based Contest, cuja fase de inscrições vai até 8 de maio.
“Impulsionado pelo propósito de ajudar a todos na transição para uma alimentação mais sustentável, o Carrefour anuncia o lançamento de seu novo desafio internacional, o Plant-Based Contest, que acontece de 31 de março até 8 de maio. Startups de todo o mundo que desejam apresentar suas soluções inovadoras de alimentos à base de plantas podem se inscrever em uma plataforma dedicada”, anunciou a empresa em um comunicado.
Concurso para startups plant-based: categorias e cronograma
É possível escolher participar em três tipos de categorias que serão avaliadas de acordo com uma base de critérios:
- Oferta inovadora e acessível: oferecer o produto vegetariano ou vegano mais inovador e acessível; a melhor experiência de sabores e opções mais nutritivas; produtos de novas categorias que não estão sendo disponibilizadas.
- Conceitos fortes em lojas ou on-line: propor conceitos em lojas ou on-line que ajudem a facilitar a descoberta e acelerar a adoção de produtos plant-based; propor soluções de merchandising que reforçam a visibilidade das ofertas de produtos plant-based nas lojas, melhorando tanto a atratividade quanto a experiência do cliente.
- Soluções inovadoras: propor soluções e serviços digitais que são mais inovadores para apoiar a transição aos produtos veganos ou vegetarianos; propor ofertas de marketing dedicada aos produtos plant-based.
O critério de elegibilidade, conforme a empresa, é trazer uma solução inovadora, prática e escalável, portanto, qualquer startup com MVP (Produto Mínimo Viável) e que tenha tecnologias ou soluções próprias que podem ser enquadradas nas três categorias, poderão participar.
Vamos falar sobre o cronograma, por isso, se deseja entrar no concurso, não se esqueça de colocar as datas em sua agenda.
- Fase da inscrição: 31/03 até 8/05.
- Seleção de candidatos: 9/05 até 25/05.
- Evento final: 9/06.
Finalistas, ganhadores e juri
Os dez finalistas irão apresentar o pitch (em inglês) de suas soluções na frente do juri em Paris, os resultados serão anunciados após o final dessa sessão.
Serão cinco ganhadores e eles terão a oportunidade de implementar a oferta inovadora ou solução inovadora, podendo ser implementada em um ou mais dos países que o Carrefour opera de forma direta: Brasil, Argentina, França, Bélgica, Espanha, Itália, Polônia, Romênia e Taiwan.
A empresa também apontou que os vencedores conseguirão: a colocação direta de produtos (onde poderão testar a solução, aproveitando a presença física e on-line do mercado), orientação de produtos e processos (aqui a startup obterá conselhos práticos e se beneficiará da experiência do Carrefour), além do convite para a Feira Carrefour que acontecerá em junho de 2022, nela, os empreendedores poderão mostrar sua inovação.
O juri é composto por diversas pessoas, algumas delas são: Carine Kraus (Diretora Executiva de Engajamento do Grupo Carrefour), Guillaume de Colonges (Diretor Executivo de Merchandise do Grupo Carrefour), Claire Smith (fundadora da Beyond Investing), Sebastian Joy (fundador da Proveg), Hugo Verkuil (CEO do The Vegetarian Butcher), Cecilia McAleavey (Diretora da Oatly), Michiel Van Deursen (fundador do Capital V), entre outros.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Startups ESG: mercado e investimentos
Como obter lucro investindo em startups?
Investidores no hall da fama? As celebridades que apostam no veganismo
*Imagem de capa: Lionel Allorge, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons