A empresa australiana Coco2 anunciou o lançamento daquilo que é considerado a primeira fórmula infantil à base de coco do mundo.
O desenvolvimento dessa fórmula levou cerca de dez anos, em uma parceria com a Universidade de Queensland, pais e profissionais de saúde. A Coco2 afirma que o produto oferece uma nutrição semelhante ao leite materno, contendo vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais para o desenvolvimento infantil.
O coco é naturalmente rico em ácido láurico, um componente importante do leite materno humano. Segundo a Coco2, o ácido láurico facilita a digestão do leite, possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, além de ser fundamental para o desenvolvimento neurológico. Ele também ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
“Coco2 é nutricionalmente completa e enriquecida com todos os minerais e vitaminas essenciais”, afirmou a farmacêutica Helen Nguyen. “Além disso, sua composição simplificada de proteínas e gorduras imita de perto o leite materno, tornando-a mais fácil de digerir e absorver em comparação com as fórmulas tradicionais à base de laticínios.”
“Solução inovadora”
A linha Coco2 conta com três variedades: Fórmula Infantil (para bebês de até seis meses), Fórmula de Continuação (para crianças de 6 a 12 meses) e Bebida para Crianças (para maiores de 12 meses). Os produtos já estão disponíveis para compra online, incluindo assinaturas, e em breve estarão em grandes supermercados e farmácias na Austrália, com planos de exportação mundial.
Embora a alergia ao leite de vaca seja comum entre crianças pequenas, ainda existem poucas alternativas às fórmulas convencionais. Nos Estados Unidos, a Else Nutrition oferece produtos de nutrição infantil sem laticínios e soja. Além disso, empresas como Yali Bio e Checkerspot estão desenvolvendo alternativas ao leite materno humano utilizando fermentação. Porém, a necessidade de fórmulas infantis amplamente acessíveis e sem alérgenos persiste.
“A Coco2 surgiu da colaboração entre pais, químicos e professores, combinando experiências pessoais com expertise científica”, explicou o gerente-geral da Coco2, Dr. Nicholas Bouchaia. “A fórmula foi criada para atender à crescente demanda por alternativas vegetais e oferece uma solução inovadora para bebês com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca e outras restrições alimentares.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Barilla lança seu primeiro pesto vegano
Estudo alerta: criação intensiva de animais eleva risco de pandemias
Super Vegan lança edição limitada da Linha Halloween com sabores inovadores e nostálgicos
Compartilhe: