A Clextral, uma empresa francesa especializada em maquinário para produção de alimentos, desenvolveu um equipamento inovador para a produção de cortes integrais realistas de carne e peixe plant-based: a Tecnologia de Texturação Galaxy.

Projetada especificamente para a texturização de proteínas vegetais, essa nova tecnologia patenteada da Clextral permite a produção de produtos maiores, mais macios e mais fibrosos, que imitam a textura da carne ou do peixe sem comprometer a capacidade de produção: 400 kg de produto por hora.

Gilles Maller, Vice-Presidente Sênior e Chefe da Unidade de Negócios das Américas da Clextral, comentou: “Criar um ótimo produto requer uma visão 360° das expectativas dos clientes e uma compreensão profunda de como o produto é processado.”

Flexibilidade para inovação

A Clextral afirma que seu novo maquinário oferece um desempenho inigualável ao combinar dois processos: fibrilação de células de cisalhamento e extrusão contínua. Conforme explicado pela empresa, ao combinar ambos os processos, o material proteico passa por cisalhamento e, em seguida, resfriamento, obtendo estruturas fibrosas que emulam a textura de carne ou peixe reais. Enquanto isso, a tecnologia de extrusão contínua oferece amplas possibilidades de ajuste nos processos de produção para obter produtos de carne plant-based atraentes.

A empresa francesa destaca que, ao dominar parâmetros ajustáveis como temperaturas, cozimento, resfriamento, pressão, taxa de cisalhamento, perfil e velocidade dos parafusos, e tempo de residência na extrusão, os fabricantes podem reduzir custos de produção, inovar e melhorar as texturas dos produtos para atender às demandas dos consumidores.

“A ‘nova dimensão textural’ aberta pela Tecnologia Galaxy traz novas oportunidades para a produção e o consumo de proteínas alternativas.”

Demonstração da nova tecnologia

A Clextral demonstrou as capacidades de seu novo equipamento de fabricação para cortes integrais a um grupo de clientes durante o evento Galaxy Première Day, realizado no Centro de P&D da Clextral na França, em meados de junho. Segundo a empresa, o feedback positivo dos clientes indica que a Galaxy é um divisor de águas no campo das proteínas texturizadas.

Além da Tecnologia de Texturação Galaxy, o fabricante francês desenvolveu uma matriz de alta capacidade patenteada para extrusão de alta umidade (HME) que promete aumentar significativamente a produção para até 1200 kg/h de produto HME, mantendo a qualidade consistente e simplificando o processo.

Nova dimensão textural

Desde os anos 80, a Clextral tem sido pioneira e especialista em sistemas de duplo parafuso para a indústria de proteínas alternativas. Com sede em Firminy, França, a empresa projeta, fabrica e instala linhas completas de extrusão para várias indústrias.

Com 11 subsidiárias estrategicamente localizadas em todo o mundo, incluindo EUA, Chile, Brasil, Dinamarca, Rússia, China, Índia, Austrália, Vietnã e Argélia, a Clextral atende a uma clientela internacional. Ela possui dois centros de teste dedicados — um em Firminy, França, e outro em Tampa, EUA — onde realiza testes de extrusão para ajudar os fabricantes a se manterem na vanguarda do mercado de proteínas alternativas em rápido crescimento.

A empresa declara: “Assim, 50 anos após o ‘big bang’ da extrusão de duplo parafuso na indústria alimentícia, a ‘nova dimensão textural’ aberta pela Tecnologia Galaxy traz novas oportunidades para a produção e o consumo de proteínas alternativas.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

A visão de Uma Valeti sobre o futuro da alimentação

Future Cow vai ampliar a produção de leite animal-free

Pesquisa prevê mudança radical na dieta do Reino Unido até 2054

Por Vitor Di Renzo em 21 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores