A Chromologics, empresa de biotecnologia dinamarquesa, desenvolveu uma alternativa de fermentação fúngica para o corante carmim!

A empresa levantou € 12,6 milhões em uma rodada de investimento para comercializar a alternativa ao corante alimentício carmim.

O braço de investimento da empresa dinamarquesa Döhler Ventures e a empresa de capital Thia Ventures se tornaram novos investidores. Além disso, os investidores existentes apoiaram a empresa de biotecnologia com € 7,1 milhões adicionais em ações em uma rodada estendida.

De acordo com Gerit Tolborg, CEO da Chromologics: “Estamos entusiasmados por poder acelerar nosso desenvolvimento comercial e dar as boas-vindas a dois novos e fortes investidores, Doehler Ventures e Thia Ventures”.

Substituindo o corante carmim e vermelho 40

Fundada em 2017 pelos cofundadores CEO Gerit Tolborg e CTO Anders Ødum, a empresa dinamarquesa descobriu uma molécula que possibilita a produção da cor vermelha.

Atualmente, a empresa possui laboratórios totalmente operacionais e instalações de produção piloto.

Segundo a Chromologics, a empresa alcançou um marco ao produzir 100 kg de seu primeiro produto, o Natu.Red. A cor é estável em pH e temperatura, insípida, solúvel em água, vegana e livre de transgênicos. Dessa forma, a Natu.Red possui diversas maneiras de aplicação na indústria alimentícia e na cosmética, substituindo assim o carmim (corante obtido a partir do besouro da cochonilha), corante sintético Red 40, assim como os demais corantes de origem animal.

De acordo com Thomas Grotkjær, sócio da Novo Holdings: “A Chromologics demonstrou que o Natu.Red é uma alternativa atraente e sustentável aos corantes alimentares sintéticos e naturais existentes.”

Plataforma de fermentação de precisão

O método utilizado pela empresa é de fermentação de precisão, favorável ao meio ambiente, estável e garante sustentabilidade. Além disso, os resultados mostram um desempenho excelente do produto e que este é seguro como corante alimentar.

O valor captado pela empresa, será utilizado para etapas subsequentes que irão criar uma linha de produção comercial e a solidificação de sua estratégia para entrada no mercado. Além disso, o recurso irá agilizar as pesquisas para aprovação regulatória e expandir o portfólio para cores adicionais.

“Estamos ansiosos para apoiar a Chromologics à medida que desenvolve e traz uma variedade de corantes alimentares naturais usando sua plataforma de fermentação de precisão. Vemos uma vantagem competitiva nesse tipo de ingrediente natural sustentável”, disse Rodrigo Hortega, da Doehler Ventures.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Relatório global de carne cultivada mostra futuro promissor

Conheça 6 marcas de pão de queijo vegano!

Foodtech brasileira de produtos à base de plantas cresce 50% em 2022

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 14 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores