Quais marcas de suplementos, alimentos veganos, snacks e bebidas saudáveis são recomendadas pelos nutricionistas? O que eles consideram mais importante ao orientar os pacientes pela escolha de um determinado produto? Quais suplementos esses profissionais indicam com mais frequência?

Essas são apenas algumas das perguntas que foram respondidas por cerca de 1000 nutricionistas, na pesquisa Top Of Mind produzida pela Academia da Nutrição. O estudo está sendo lançado durante o BHBFestival 2023, entre hoje e amanhã (24 e 25 de outubro), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

O objetivo do levantamento é saber a opinião dos nutricionistas sobre produtos, lista de ingredientes e sobre quais recomendações são feitas no dia a dia nos consultórios. A partir dos resultados levantados, o intuito é auxiliar marcas e produtos a inovarem colaborando na construção de uma indústria mais saudável.

“A pesquisa possibilita saber a opinião dos nutricionistas, o que eles mais levam em consideração na hora de prescrever um alimento industrializado. E, claro, é também uma forma de entender quais marcas já conseguiram chegar em formulações mais saudáveis e como estão agradando ou indo de encontro ao que os nutricionistas esperam na hora de prescrever um alimento”, destaca Kely Gouveia, Head de negócios e inovação do BHBFood e da Academia da Nutrição.

Sobre a pesquisa

A pesquisa, que é realizada anualmente, ouviu 990 brasileiros, sendo 710 nutricionistas e 280 estudantes. De acordo com o levantamento, 277 se formaram em nutrição entre um e cinco anos; 155 têm mais de 15 anos de formados; 103 têm entre 10 e 14 anos; 83 pessoas se formaram entre 6 e 9 anos; e 92 nutricionistas estão formados há menos de um ano. 

Além de ouvir todos esses profissionais, a produção da pesquisa conta com o apoio da revista Veja Saúde, que fez as mesmas perguntas aos consumidores. Os dados coletados nos dois levantamentos serão apresentados no BHBFestival 2023.

“As pessoas que estiverem no evento vão ter acesso em primeira mão dessa pesquisa. Grande parte das nutricionistas considera a tabela de ingredientes como fator primordial na hora de prescrever um alimento. Será que o consumidor está olhando para esse espectro? Provavelmente não. Provavelmente ele está pensando em sabor ou preço. Vamos cruzar essas variáveis e apresentar isso para a indústria, para ela começar a olhar ambos os públicos”, exemplifica. A partir desse cenário, o estudo pode contribuir para que a indústria de alimentos, bebidas e suplementos consiga atender a demanda tanto dos nutricionistas quanto dos consumidores.

Kely Gouveia

Head de Inovação e Negócios BHBFoods e Academia da Nutrição. Kely é apaixonada por comunicação, por inovação e por construir conexões entre pessoas e negócios. 

Formada em jornalismo, trabalhou por 10 anos em mídias tradicionais até sair, em 2014, para ajudar a fundar duas Edtechs disruptivas para o setor. Atuou por 8 anos como executiva da área da Educação, onde obteve larga experiência no desenvolvimento de plataformas de conteúdo, na construção de comunidades, em pesquisas de mercado e na realização de eventos. 

Co-criou e liderou o Conecta Escolas Exponenciais- o maior evento de gestão e inovação escolar do Brasil, e por 4 anos esteve à frente da pesquisa Certificação Escolas Exponenciais- um estudo inédito envolvendo centenas de milhares de participantes e que mede a qualidade da educação privada no Brasil, por meio do NPS (Net Promote Score). Para alimentar sua mente inquieta é leitora e frequentadora assídua de eventos, artigos, newsletters e livros que envolvam tecnologia, arte, novas formas de negócios, startups e empreendedorismo.  Em 2023, chega para atuar no mercado de wellness, através da Equilibrium Latam, para transformar visões de futuros em planos concretos de ação.

BHBFestival 2023 

Dias 24 e 25 de outubro

Das 8h às 18h 

Centro de Convenções Rebouças 

Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, em São Paulo (SP)

Acesse o Instagram e o Facebook para saber mais sobre o BHBFestival.

Imagem de capa: BHB Food – Divulgacão

Leia também:

Tendências alimentares para 2024: Relatório do Whole Foods Market

Interesse dos brasileiros pelo veganismo cresceu 941%

Por Nadia Gonçalves em 24 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores