A Better Juice expandiu sua tecnologia de redução de açúcar para incluir sorvetes de frutas, reduzindo o teor de açúcar em 50% a 70% e as calorias em 40%. Isso permite que fabricantes formulem seus produtos com menos açúcar.

Os sorvetes naturalmente têm alto teor de açúcar, contendo cerca de 50% de frutas purê, açúcares adicionados ou adoçantes alternativos e água. Gali Yarom, co-fundador e CEO da Better Juice, destaca: “Mesmo produtos que afirmam não ter adição de açúcar ainda contêm aproximadamente de 6% a 10% de açúcar proveniente apenas dos concentrados de suco de frutas.” O alto índice glicêmico dos sorvetes, devido à ausência de gordura e à presença de açúcares de frutas, resulta na rápida absorção de açúcares na corrente sanguínea.

A Better Juice adaptou sua tecnologia enzimática patenteada para processar concentrados e purês de frutas, principais componentes dos sorvetes. A empresa já produziu com sucesso sorvetes em diversos sabores, como maçã, laranja e morango.

Como funciona a tecnologia

A tecnologia enzimática utiliza microorganismos não transgênicos para converter sacarose, glicose e frutose do suco de frutas em oligossacarídeos prebióticos e outras fibras não digeríveis, mantendo as vitaminas naturais, fibras e nutrientes. Os sucos de frutas são tratados em colunas de fluxo contínuo com esferas imobilizadas redutoras de açúcar.

Yarom afirma: “Conseguimos criar sorvetes deliciosos com apenas 2% de açúcar. Nossos sorvetes tratados têm uma doçura suave, mas mantêm todos os seus aromas e sabores característicos de frutas. Além disso, possuem menos calorias e um índice glicêmico menor.”

Planos de comercialização

A tecnologia da Better Juice estará disponível para cadeias de sorveterias e fabricantes de sorvetes embalados ao consumidor por meio de unidades plug-in contendo as enzimas patenteadas. Os fabricantes podem reduzir o teor de açúcar de seus produtos em até 80%. Fabricantes de sorvetes também podem obter concentrados com redução de açúcar de outros fabricantes de sucos B2B/C nos EUA, que têm acordos com a Better Juice para instalar o dispositivo de redução de açúcar em suas instalações.

Aprovação regulatória

Tendo recentemente obtido o status de GRAS (Geralmente Reconhecido como Seguro) autoafirmado pela FDA dos EUA, a Better Juice está pronta para comercializar sua solução nos EUA. A empresa planeja expandir para a Europa e outras regiões, com capacidade para processar 250 milhões de litros de suco com redução de açúcar por ano. Eran Blachinsky, PhD, co-fundador e CTO da Better Juice, comenta: “Este feito demonstra nossa capacidade de ampliar o escopo de aplicações que nossa tecnologia pode abranger.”

“Seu potencial vai além dos sucos de frutas para qualquer produto que contenha componentes de frutas reais, como geléias e rolinhos de frutas, que também estão no pipeline para uma transformação de redução de açúcar pela Better Juice. Oferecemos boas notícias aos consumidores que estão conscientemente buscando reduzir a ingestão de açúcar ou que têm sensibilidade ao açúcar sem precisar abrir mão do prazer dessas delícias doces.”

Parceria com Ingredion

No início deste ano, a Better Juice anunciou uma parceria com a Ingredion, uma fornecedora global líder de ingredientes especiais. A Ingredion Ventures, braço de investimento em venture da Ingredion, liderará a rodada série A para a Better Juice, acelerando a introdução de sua solução de redução de açúcar no mercado de sucos dos EUA.

Yarom comentou: “Este passo importante na parceria é verdadeiramente emocionante. Encaixa-se perfeitamente com a estratégia da Better Juice de penetrar no mercado norte-americano. A Ingredion ficou impressionada com nossa tecnologia não transgênica e seus usos em uma ampla variedade de aplicações. Este movimento abrirá portas para as principais empresas de alimentos e bebidas que buscam soluções de redução de açúcar para seus produtos.”

A Better Juice apresentará sua tecnologia na Expo IFT em Chicago, de 15 a 17 de julho.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Canadá investe US$ 11 milhões em produção de leguminosas

Loryma cria aglutinantes de trigo para carne vegana sem aditivos

Sproudz: um hub flexível para startups alimentares na Suíça

Por Vitor Di Renzo em 24 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores