Para quem é fã de barras de chocolate vegano: há mais uma opção disponível!  A gigante Mars expande mais uma vez o catálogo vegano ao criar duas versões à base de plantas dos chocolates clássicos Bounty e Topic.

Anunciadas em janeiro deste ano, o Bounty Vegan é detalhado como uma “deliciosa combinação de cacau e coco em cubos, misturado com pasta de amêndoa lisa e cremosa”, enquanto o Topic Vegan “combina pasta de avelã e cacau rico com avelãs inteiras, criando uma experiência deliciosa de nozes”. Ambas são barras de 100g e custam £ 3 (cerca de R$ 22,40).

Barras-de-chocolate-vegano-Mars
Foto: Divulgação

Histórico de sucesso

Já em novembro de 2019, a empresa lançou as barras de chocolate vegano da marca Galaxy, disponível em cinco sabores: Avelã Caramelizada, Caramelo e Sal Marinho,  Laranja, Menta e Cookie – os dois últimos adicionados em setembro de 2020. Desta forma, Mars tornou-se a primeira grande empresa de confeitaria a oferecer alternativas veganas no lugar do chocolate ao leite. Essas opções podem ser encontradas na Amazon ou em lojas locais do Reino Unido, como a Tesco.

Kerry Cavanaugh, diretor da unidade de chocolate da companhia, disse à CNN que o mercado vegano era impossível de ignorar. “Para onde quer que você olhe, você não pode evitar o burburinho vegano no Reino Unido – embora as guloseimas veganas valham atualmente apenas £ 10 milhões em um mercado de chocolate de £ 4 bilhões.”

Sobre o lançamento das barras de chocolate vegano da Galaxy, Cavanaugh comentou em 2019: “Estamos tão animados por trazer essas delícias para a linha da Galaxy usando uma receita vegana que não compromete a assinatura suave e cremosa da marca.”

Além das barras de chocolate vegano

Entre outras alternativas sem derivados de animais, em 2020 a Mars comercializou o achocolatado vegan, intitulado Mars Oat, que imita o gosto das barras Galaxy e Bounty, com toques de caramelo. Como o nome já diz, é feito de leite de aveia, não contém adição de açúcar e é vendida numa garrafinha de 250ml. Custa  £ 1,50 (R$ 11,20).

Enão para por aí: A própria Galaxy lançou, no fim de 2020, uma bebida de chocolate vegano instantâneo para tomar quente nos dias de inverno. Basta adicionar água, mexer, e o chocolate quente está pronto! É descrito como suave e sedoso, e custa £ 2,99, ou 22 reais e 30 centavos

Conforme o crescimento do mercado vegano, a amêndoa, cânhamo, arroz e leite de soja tornam-se amplamente disponíveis no varejo. O aumento do consumo de leite de aveia também é notável. No primeiro semestre de 2020, relatado em abril pelo Vegconomist, os estadunidenses compraram quase 500% mais produtos de leite de aveia na segunda semana de março em comparação com a mesma semana do ano anterior.

Houve também um aumento de consumo de leite de aveia no Reino Unido, segundo o supermercado Waitrose, que computou um acréscimo de 113% nas vendas deste leite vegetal. A bebida tornou-se popular entre veganos e não-veganos, e de acordo com dados da Tastewise, os consumidores mostraram 146% a mais de interesse no leite de aveia do que em 2019. Ressaltando que a aveia é um ingrediente popular, com gosto mais suave do que o leite de soja ou amêndoa e nutricionalmente benéfico, então é natural que as pessoas possam preferi-lo.

Conheça também estas 6 marcas de chocolate vegano



por Ana Reis em 17 de fevereiro