O leite vegetal consolidou-se no mercado; não sendo mais um produto de nicho apreciado por um grupo restrito, ele se tornou um item essencial para muitos consumidores. De fato, o leite vegetal está no topo da lista em termos de popularidade entre os alimentos e bebidas à base de plantas, apresentando o maior valor de mercado e alcance.

De acordo com um recente artigo do New Food Hub, a ProVeg International utiliza dados do setor e projeções para argumentar que o produto à base de plantas agora impulsiona o crescimento de toda a categoria de laticínios. Ele lidera em termos de inovação de produtos e gera vendas significativas, contribuindo para o crescimento geral da indústria.

Leite vegetal

A ProVeg relata que, nos Estados Unidos, o consumo de leite vegetal tem impulsionado a indústria de laticínios nos últimos anos. As vendas das opções à base de plantas aumentaram 19% de 2019 a 2022, enquanto o consumo do produto de origem animal diminuiu 4%.

Além disso, o leite vegetal contribuiu com 105 milhões de dólares para o aumento da categoria geral de laticínios nos Estados Unidos em 2021. Enquanto isso, o declínio do produto de origem animal resultou em uma perda de 264 milhões de dólares. Em relação às vendas em dólares, o leite vegetal apresentou um crescimento impressionante de 33% nos últimos três anos.

Mercado nos EUA

O leite vegetal ocupa agora uma quota de 15% de todas as vendas de leite em dólares nos canais convencionais dos EUA. O leite vegetal também teve uma notável penetração domiciliar de 41% em 2022 e uma taxa de compra repetida de 76% no país.

É interessante notar que quase a metade dos consumidores nos Estados Unidos adquirem tanto a opção à base de plantas quanto laticínios tradicionais, o que indica ainda mais a crescente acessibilidade da opção à base de plantas no cotidiano dos compradores.

Mercado na Europa

De forma semelhante, essa tendência se estende por toda a Europa. Em 2022, o leite vegetal representou uma parcela significativa, alcançando 11% das vendas totais de leite, e impressionantes 38% das vendas gerais de produtos lácteos naquele ano, solidificando-se como líder do mercado.

As vendas na Europa registraram um aumento de 19% entre 2020 e 2022, ultrapassando a marca de 2,8 mil milhões de euros, ao mesmo tempo em que as vendas unitárias cresceram 20%. Contrastando com esse crescimento, as vendas unitárias de leite “tradicionais” na Europa diminuíram 9% no mesmo período.

Mercado global de leite vegetal

A nível global, prevê-se que o mercado atinja 30 mil milhões de dólares até 2030, com um CAGR de 9% entre 2022 e 2030. Enquanto isso, a indústria de produtos lácteos tradicionais, deverá experimentar um crescimento muito lento, com uma taxa CAGR de apenas 3,2% durante o mesmo período.

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Por Ana Cristina Gomes em 5 de setembro
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