No último doa 16 de maio, a Miss México Andrea Meza foi coroada e é a primeira Miss Universo vegana. Ativista originária de Chihuahua, no México, ela é a terceira mexicana a receber a coroa.

A jovem de 26 anos é formada em engenharia de software – uma área dominada por homens – na Universidade Autônoma de Chihuahua. Meza é vegana tanto pelo bem-estar animal quanto por razões ambientais e é uma defensora dos direitos das mulheres.

Durante a cerimônia de Miss Universo, Meza enfatizou a importância de expandir a definição de “beleza” além da aparência física e incluir suas crenças e valores pessoais.

“Vivemos em uma sociedade cada vez mais avançada e, assim como avançamos como sociedade, também avançamos nos estereótipos”, disse Meza. “Hoje a beleza não reside apenas em como nos vemos, para mim a beleza está em nosso espírito, alma e nos valores como lidamos com nós mesmos. Nunca permita que alguém lhe diga que você não tem valor. ”

Meza – que anteriormente detinha os títulos de Miss Mundo Américas e Mexicana Universal – também trabalha para ajudar sua cidade natal a promover o turismo e trabalha com instituições de caridade para ajudar comunidades carentes em outros países.

A talentosa rainha da beleza também possui uma marca atlética, a Andrea Meza Activewear, que ela criou para mulheres “imparáveis” e lançará seus primeiros itens em breve. VegNews.AndreaMeza3

Estilo de vida saudável e proteção animal

Uma de suas principais paixões é ter um estilo de vida saudável, com a mexicana seguindo uma dieta vegana e praticando diversos esportes radicais, incluindo rapel e sandboard.

A nova Miss Universo frequentemente compartilha suas refeições veganas com 1,9 milhão de seguidores no Instagram, incluindo receitas de ceviche de melancia e vegetais com quinoa e tofu.

instagram-miss-universo-vegana
Imagem: Instagram/@andreamezamx

Meza também encorajou seus seguidores a adotarem animais em vez de comprá-los. Esta é uma notícia maravilhosa para cães e gatos em todos os lugares que aguardam ansiosamente a adoção em abrigos de animais ou lutam para sobreviver nas ruas porque não têm para onde ir.

instagram-andrea-meza
Imagem: Instagram/@andreamezamx

Não comprar de criadores é uma das maneiras de ajudar a acabar com os animais desabrigados. Certamente, a influência de Meza tem o poder de atingir muitas pessoas e o fato de ela estar usando sua grande plataforma pública para falar pelos animais é um ganho sem igual para o veganismo.

Gostou de conhecer a primeira Miss Universo vegana? Leia também: A indústria da beleza vegana se tornou tendência e Em entrevista à Oprah, Meghan Markle diz que ama resgatar animais



por Nadia Gonçalves em 26 de maio