A Alfa Laval revelou planos para a criação de um novo Centro de Inovação Alimentar em Copenhague, Dinamarca, com o objetivo de impulsionar avanços na produção de alimentos e reduzir o impacto ambiental do sistema alimentar global. Previsto para ser inaugurado em 2027, o centro será dedicado ao desenvolvimento de soluções para o processamento de proteínas e ao aperfeiçoamento de tecnologias alimentares convencionais e de próxima geração.
Transformando o sistema alimentar
O sistema alimentar global é responsável por um terço das emissões de gases de efeito estufa, consome 70% da água doce disponível e é um dos principais fatores de perda de biodiversidade. Segundo Lars Dithmer, presidente da unidade de negócios Food Systems da Alfa Laval, a empresa está comprometida em enfrentar esses desafios: “Com nossas tecnologias, soluções e competências, a Alfa Laval está em uma posição privilegiada para ajudar produtores de alimentos e bebidas a assumirem uma responsabilidade maior em suas cadeias de suprimentos. Acreditamos que isso é essencial para alimentar e nutrir uma população global crescente dentro dos limites do planeta.”
Áreas de foco: processamento de proteínas e sustentabilidade
O Centro de Inovação Alimentar terá duas áreas principais de atuação:
- Alimentos, ingredientes e bebidas convencionais: desenvolvimento de processos e tecnologias para produzir alimentos mais nutritivos, com maior rendimento e menor consumo de energia, água e matérias-primas, além de promover o reaproveitamento de recursos provenientes de resíduos.
- Alimentos de próxima geração: criação de processos e tecnologias para alimentos à plant-based e fermentação, desde a prova de conceito até a produção industrial, reduzindo drasticamente o impacto ambiental.
A proteína será a prioridade inicial do centro, pois, segundo a FAO, é um dos maiores desafios para alimentar uma população em crescimento. Johan Agrell, vice-presidente de Alimentos de Próxima Geração, explicou: “Quando o centro estiver em operação, o foco inicial será no processamento de proteínas. Buscaremos formas mais eficientes de extrair proteínas de fontes vegetais e processos baseados em fermentação, produzindo alimentos saudáveis com menor consumo de água, energia e matérias-primas.”
O centro também incluirá o processamento de carne e peixe, com o objetivo de otimizar a produção de proteínas de origem animal e minimizar os impactos ambientais.
Um polo de colaboração e aprendizado
Localizado na sede da Alfa Laval para Alimentos e Água, o centro terá 1.200 m², com linhas completas de processamento de alimentos, espaços flexíveis para testes e um centro de visitantes. Situado em um hub de bio-soluções na Dinamarca, a instalação fomentará parcerias com startups, grandes empresas e instituições acadêmicas para acelerar a inovação e a aprovação regulatória.
Johan Agrell destacou: “Este será um centro de teste e desenvolvimento de classe mundial para enfrentar os desafios da oferta de alimentos hoje e no futuro. Oferecerá uma oportunidade de colaboração em todo o ecossistema de inovação alimentar, desde startups até grandes corporações e instituições acadêmicas, além de ajudar a acelerar processos regulatórios.”
Integrando tecnologias avançadas, como inteligência artificial, e focando em inovação holística, a Alfa Laval busca transformar os sistemas de produção de alimentos, tornando-os mais eficientes, sustentáveis e capazes de atender às demandas de uma população global crescente dentro dos limites do planeta.
Leia também:
Mosa Meat lança campanha de crowdfunding para carne cultivada
GoodMills Innovation lança mistura proteica vegetal para panificados
Pluri capta US$ 6,5 milhões e adquire participação da Kokomodo
Compartilhe: