A empresa israelense Aleph Farms submeteu à Tailândia sua primeira solicitação de aprovação regulatória para comercializar seus produtos de carne cultivada, marcando o primeiro pedido do país para esse tipo de produto.
O dossiê de segurança foi enviado ao Centro Nacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (BIOTEC), sob as diretrizes da Administração de Alimentos e Medicamentos da Tailândia (FDA) para alimentos novos. Embora o processo regulatório possa variar, ele costuma levar cerca de 18 meses, o que indica que a aprovação poderia ocorrer por volta de meados de 2026.
Assim que a aprovação for concedida, a Aleph Farms planeja lançar seu produto principal, o Petit Steak, sob a marca Aleph Cuts, em parceria com o investidor e parceiro Thai Union, líder global em proteínas animais.
O cofundador e CEO Didier Toubia afirmou: “Como muitos dos países vizinhos, a Tailândia atualmente importa a maior parte da carne bovina que consome. Nossa solicitação de aprovação regulatória no país representa um marco importante na trajetória operacional da Aleph Farms para o Sudeste Asiático e para a região da APAC como um todo. Estamos ansiosos para colaborar com as agências regulatórias da Tailândia e ajudar a moldar o cenário regulatório para alimentos novos, além de construir a confiança do consumidor nessa categoria emergente de produtos animais.”
“A cozinha do mundo”
A Aleph Farms tem vivido um ano significativo em suas iniciativas regulatórias para levar a carne cultivada aos consumidores. A empresa obteve a primeira aprovação mundial para carne bovina cultivada em Israel, seguida de submissões em outros países, como Suíça, Reino Unido e agora Tailândia.
A empresa já afirmou que o foco da Tailândia em alimentos novos e sustentabilidade se alinha bem com sua missão, oferecendo também uma posição estratégica para o ingresso nos mercados asiáticos. Como parte de sua estratégia de expansão, a Aleph Farms fez parcerias com a BBGI, fabricante e distribuidora de produtos bio-based, e com a Fermbox Bio, uma empresa de P&D em biotecnologia sintética, para estabelecer a primeira planta de produção de carne cultivada da Tailândia.
Além disso, a startup tem realizado workshops com chefs locais para adaptar seus produtos às preferências culinárias da região. O Aleph Cuts, considerado o “primeiro bife de carne cultivada do mundo”, foi apresentado em Bangkok a profissionais da indústria alimentícia para colher insights dos especialistas locais.
“Famosa por sua cena culinária vibrante e por ser um grande centro de produção de alimentos, conhecida como a ‘Cozinha do Mundo’, a Tailândia está se posicionando ativamente para uma transição bem-sucedida para alimentos novos”, complementou Toubia.
Parcerias para carne cultivada
Fundada em 2017, a Aleph Farms captou cerca de US$ 140 milhões em investimentos, incluindo apoio do gigante alimentício Cargill, da Thai Union e do ator Leonardo DiCaprio. A empresa também recebeu diversos prêmios do Fórum Econômico Mundial e das Nações Unidas.
Yifat Gavriel, chefe de Assuntos Regulatórios, Garantia de Qualidade e Segurança de Produtos da Aleph Farms, afirmou: “Antes da submissão, a Aleph Farms e a Thai Union passaram quase um ano realizando trabalho preparatório e colaborando de perto com as agências regulatórias da Tailândia. Essa parceria foi crucial para estabelecer o marco regulatório necessário para apoiar essa primeira submissão de carne cultivada no país.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Mike Messersmith assume como CEO da Tender Food para expandir operações
Lypid Kitchen e Disney se unem para lançar ‘Piggy Baos’ na estreia de Moana 2
Farmless recebe €1 milhão para produção de proteínas sem uso de terras
Compartilhe: