Uma pesquisa realizada em 13 países pela FMCG Gurus em parceria com a V-Label revelou mudanças significativas nos hábitos alimentares dos consumidores europeus em relação às proteínas alternativas e à sustentabilidade.

De acordo com o estudo, 52,2% dos europeus alteraram sua dieta nos últimos dois anos, sendo que 29,2% reduziram o consumo de carne vermelha. Além disso, 41,8% exploraram fontes alternativas de proteína, como leguminosas e alimentos de base vegetal.

Essas mudanças são motivadas, principalmente, pela conscientização sobre os benefícios à saúde dos alimentos plant-based, os impactos ambientais da pecuária e as questões de bem-estar animal. No entanto, obstáculos como sabor, custo e disponibilidade ainda limitam a adoção mais ampla dessas alternativas.

A pesquisa também aponta que 44,5% dos consumidores europeus acreditam que já houve danos irreversíveis ao meio ambiente, enquanto 69,2% esperam que as marcas os eduquem sobre sustentabilidade. Além disso, 35,1% procuraram marcas de alimentos mais sustentáveis e 26,6% mudaram para varejistas mais ecológicos.

“Sustentabilidade deixou de ser um tema de nicho”

Com base nesses dados, a V-Label incentivou as marcas a ampliarem o acesso a produtos plant-based, destacarem seus benefícios ambientais e à saúde, investirem em campanhas de educação do consumidor e aumentarem a transparência por meio de rótulos claros e certificações.

Outros estudos também reforçam essa tendência. Uma pesquisa de 2023 mostrou que 51% dos europeus e 48% dos britânicos estão reduzindo ativamente o consumo de carne. Dados publicados anteriormente pela ProVeg, no âmbito do projeto europeu Smart Protein, apontaram que 48% dos espanhóis reduziram o consumo de carne no ano anterior. Em países como Holanda, Áustria e Alemanha, o consumo per capita de carne está diminuindo.

“Sustentabilidade não é mais uma preocupação de nicho. É uma prioridade para a maioria dos consumidores, com 71,3% acreditando que as marcas devem fazer mais para proteger o planeta”, afirmou Martin Ranninger, co-diretor da V-Label International. Ele também destacou que 62% dos consumidores desejam informações sobre sustentabilidade nas embalagens dos produtos e 44% no ponto de venda. “A V-Label é exatamente o canal onde a maioria dos consumidores europeus espera comunicação clara e transparente das marcas de alimentos e varejistas.”

Confira a matéria publicada no vegconomist.

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