Como parte da iniciativa Champions Innovate, a UEFA introduziu uma série de medidas de sustentabilidade para a final da Champions League de 2024, incluindo a rotulagem de carbono e embalagens sem plástico. Os fãs que assistirem ao confronto entre Real Madrid e Borussia Dortmund na final de 2024 amanhã consumirão alimentos rotulados com carbono em embalagens de algas marinhas, enquanto a UEFA busca aumentar suas credenciais de sustentabilidade.
Iniciativa Champions Innovate
Parte do programa Champions Innovate, todos os menus no Estádio Wembley e caminhões de comida nos locais do Champions Festival em Londres exibirão rótulos de carbono da startup britânica My Emissions. Isso é uma extensão da parceria contínua com a Just Eat Takeaway.com, patrocinadora da UEFA desde 2021.
“Parceria com a UEFA e Just Eat para a final da Champions League é uma oportunidade incrível para mostrar nossa solução de rotulagem de carbono em um palco global”, disse Matthew Isaacs, cofundador da My Emissions.
Medidas de sustentabilidade da UEFA
O Champions Innovate é um programa colaborativo da UEFA para enfrentar os principais desafios da final de 2024, criado pelo UEFA Innovation Hub em colaboração com a Football Association, a Greater London Authority e a London & Partners. O objetivo para a final em Wembley (1º de junho) é aumentar o impacto ESG da competição, em parceria com três patrocinadores da UEFA que trabalharam em diferentes desafios com startups selecionadas.
A PepsiCo, responsável pelo show de abertura, está reduzindo as emissões de gases de efeito estufa do show, com o objetivo de organizar um show neutro em carbono até 2030. Para isso, fez parceria com a Pavegen, startup de energia cinética que gera eletricidade a partir dos passos das pessoas, tecnologia que será usada para alimentar o show pré-jogo.
Enquanto isso, a Mastercard está trabalhando com a Pledgeball para aumentar a adoção de sua calculadora de carbono, criando uma liga para fãs que mais efetivamente reduzam seu consumo de carbono.
A Just Eat Takeaway tem trabalhado com a UEFA para reduzir embalagens plásticas descartáveis nos últimos dois anos, introduzindo embalagens de algas marinhas da Notpla em vários jogos e embalagens reutilizáveis como parte de uma iniciativa circular. Agora, a colaboração com a My Emissions para colocar informações de emissões nos menus de entrega no aplicativo também faz parte do portfólio UEFA Champions Innovate.
Rotulagem de carbono e impactos futuros
A My Emissions calculará e comunicará a pegada de carbono das ofertas alimentares com um sistema de classificação simples de A-E em todos os menus dos locais da UEFA. Ontem, dois dias antes da final da Champions League, cada startup demonstrou seu piloto em um evento no City Hall de Londres, onde um júri especializado premiará o vencedor com €45.000 adicionais.
Os rótulos de carbono da My Emissions serão exibidos em todas as concessões no Estádio Wembley, em parceria com os fornecedores Delaware North. “Dada a resposta positiva, Delaware North utilizará a My Emissions para criar classificações de carbono para os menus da final da UEFA Champions League e para a temporada até 2025 e além”, revelou Andrew Wilkinson, gerente de sistemas de compras da empresa de catering.
Todos os caminhões de comida nos locais do Champions Festival – Regents Street, Somerset House, Potters Field e Trafalgar Square – também exibirão os rótulos. Esses locais estão abertos ao público desde quinta-feira e permanecerão até domingo.
As embalagens em todos esses locais serão fornecidas pela Notpla, incluindo um código QR que direciona para uma página no site da Just Eat Takeaway, educando os fãs sobre o impacto ambiental dos alimentos e oferecendo a oportunidade de ganhar ingressos para jogos da próxima temporada da UEFA Champions League.
Desafios e objetivos climáticos da UEFA
O futebol tem um grande impacto na crise climática, com a indústria global gerando mais de 30 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões da Dinamarca. A UEFA visa cortar as emissões de GEE pela metade até 2030 e alcançar zero emissões líquidas até 2040. Em março, lançou uma calculadora de carbono para ajudar a reduzir o impacto climático do futebol.
No entanto, a UEFA está mudando o formato de suas competições de clubes na próxima temporada, resultando em 177 partidas a mais. Isso significa que equipes e fãs voarão dois bilhões de milhas aéreas em 2024-25, gerando 480.000 toneladas de emissões de GEE, afastando-se da meta de 2030. O futebol e seus stakeholders precisam fazer muito mais para enfrentar a crise climática.
Leia também:
Heura traz menu plant-based para “Eras Tour” de Taylor Swift em Madri
Sunrize lança promoção de feriado com desconto especial
NUTRUMAMI capta €450 mil para ser pioneira em “proteínas vegetais multifuncionais”