A Foodtech Tensei atingiu hoje, sexta-feira 19 de maio, um marco significativo ao alcançar R$ 600 mil em reservas de investimento com 99 investidores da comunidade de investidores da Vegan Business.
Fundada em 2017 pelo casal Thiago Diniz e Caroline Diniz, a Tensei é a única marca de alimentos com escala industrial sem traços dos 18 alergênicos listados pela Anvisa. Além de ser livres de alergênicos, a marca aposta na fabricação e venda de alimentos orgânicos, saudáveis e democráticos, através do reaproveitamento de alimentos “fora do padrão”, um processo conhecido como upcycling. Estes alimentos, apesar de estarem adequados para o consumo, não atendem a determinadas exigências estéticas do varejo e consequentemente, muitos destes alimentos normalmente são desperdiçados.
Inclusive o alarmante número de alimentos desperdiçados no país foi um dos motivadores para a criação da Tensei. Segundo a ONU, o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, sendo que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e nas centrais de abastecimento.
Além de ajudar na redução do desperdício de alimentos, o fundador e CEO da Tensei, Thiago Diniz, garante que a foodtech gera mais renda para os pequenos agricultores, menos impacto no meio ambiente e democratiza o acesso a alimentos orgânicos. Graças ao uso de vegetais “fora do padrão” consegue oferecer produtos orgânicos à base de vegetais econômicos, sendo vendidos por apenas R$ 2,50 na ponta do varejo. Atualmente, os congelados da Tensei são vendidos para o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Maranhão e Amazonas.
Atualmente, a fábrica localizada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, já gera 60% da sua própria energia com energia solar.
A Tensei está captando até R$ 1.2 milhões pela Vegan Business e com o valor, a foodtech que hoje produz 2 toneladas de alimentos mensalmente, quer chegar à capacidade máxima de sua fábrica, entre 12 a 15 toneladas por mês. “Vamos investir na construção da marca, em um marketing mais robusto e olhar para o controle de qualidade para certificar a empresa nos padrões internacionais”, diz o Thiago.
A rodada da Tensei abriu pela Vegan Business no dia 28 de março e a empresa já conta com mais de R$ 600 mil em reservas. Para os interessados em participar do investimento, acesse a página de reservas aqui.