Você quer opções de pizzas veganas? Hoje é o Dia da Pizza, e esse é um alimento que diversos consumidores adoram! O produto foi apontado, inclusive, como um dos mais desejados em deliveries pelo estudo “Alimentação na pandemia – como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação”, feito pela consultoria Galunion, em uma parceria com o Instituto Qualibest, nele é dito que 67% dos entrevistados desejavam pedir pizza. Lembrando que o público podia escolher mais de uma opção e essa pesquisa contou com mais de 1.080 entrevistados. 

Sabendo disso, trouxemos uma lista de pizzarias veganas ou com opções veganas, para você se deliciar no seu final de semana. 

1# Fratelli Basilico

A Fratelli Basilico é uma pizzaria vegana localizada no bairro de Moema na cidade de São Paulo. É dito em seu site: “Nascemos com esse propósito: servir a melhor pizza vegana de São Paulo, para quem não quer só fazer o bem, mas também comer bem!”, além disso, é explicando que seu molho de tomate é 100% caseiro, de uma receita de família do interior da Itália. Algumas das opções de suas pizzas veganas são as seguintes: natrielle (composta por tomate em rodela, alho frito, parmesão vegano e molho de tomate), giordano (de beringela em rodelas, cebola, azeitona, nozes, uva-passa, parmesão vegano e molho de tomate), e roma (uma 4 queijos vegano com catucream, gorgonzola, mussarela, parmesão  e molho de tomate), entre outras opções.

Pizzas veganas - Fratelli Basilico
Imagem: Reprodução via Instagram da Fratelli Basilico

2# POP Vegan Food

O restaurante POP Vegan Food tem diversas opções de pizzas veganas, como a de frango com cheddar, a de escarola com bacon, portuguesa, calabresa, seis queijos, entre outras. Possui uma unidade em São Paulo, no bairro da Consolação, e um local no Rio de Janeiro no Botafogo que realiza somente delivery. Um diferencial é que também oferece pizzas congeladas em diversas cidades de São Paulo (incluindo a capital) e na cidade do Rio de Janeiro.

3# Veridiana Pizzaria

Uma pizzaria que possui opções veganas, apesar de não ser totalmente vegana, é a Veridiana Pizzaria. Em seu menu é possível filtrar pelas opções para veganos, algumas disponíveis são as seguintes: La Vera Napoletana Grande (com fatias de alho sobre molho de tomate fresco e folhas de manjericão) e a scarola fresca grande (a escarola é preparada no azeite com pinoli, uva-passa e azeitonas pretas sobre molho de tomate fresco), entre outras. A pizzaria também tem opções vegetarianas, e é possível substituir o queijo de qualquer pizza pelo queijo vegetal à base de castanhas por R$ 6. Atualmente, a Veridiana possui unidades na cidade de São Paulo, nos bairros de Higienópolis, Jardins e Perdizes, também realizando delivery.

4# Vila Veg

A Vila Veg é uma pizzaria 100% vegana localizada na cidade de São José dos Campos (SP), no bairro Jardim Maringá, e afirma ser a primeira pizzaria vegana da cidade. Algumas das pizzas disponíveis são a de 2 queijos (com cheddar vegetal e mussarela de castanha de caju), abobrinha, alho poró, brócolis, calabresa, escarola, portuguesa, shitake, entre outras.

5# Terra de Gaia 

Quer uma opção em Porto Alegre (RS)? A Terra de Gaia é uma pizzaria vegana, localizada no bairro de petrópolis, os sabores são variados, com nomes de figuras famosas. Temos, por exemplo, a Darwin dois queijos (mussarela e cheddar veganos), o Einstein (de Pepperoni Vegano e cebola), a Joana d’Arc (com Berinjela defumada, pimenta biquinho e cebola), o Joaquin Phoenix (de Rodelas de tomate, pimenta biquinho, manjericão e chimichurri) e, até mesmo o Paul MCCartney, dos Beatles, sendo essa de milho e cheddar vegano, além de outras variedades.

Pizzas veganas - Terra de Gaia
Imagem: Reprodução via Instagram da Terra de Gaia

6# Pizza Prime 

A Pizza Prime tem unidades em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amapá, Pará, Paraná, Bahia e Goiás. A pizzaria não é totalmente vegana, mas possui opções de pizzas para você, seja do tamanho grande (no qual é possível escolher dois tipos de sabores) ou no tamanho pequeno (só um sabor). Para elaborar o cardápio, a Pizza Prime recebeu uma consultoria gratuita da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por meio do projeto Opção Vegana da Instituição.

7# Itzza – Pizza4all

A Itzza é uma pizzaria que não é completamente vegana, mas possui opções para você. Está localizada em São Paulo, nos bairros do Itaim Bibi, Higienópolis e Pinheiros, na pizza de marguerita do restaurante é possível trocar os ingredientes para um feito com NoMoo (empresa que fabrica queijos a partir do leite de castanhas) e também é possível fazer isso na trufada (com molho de tomate, parmesão ralado e azeite de trufas brancas).

8# 1900 Pizzeria

A 1900 é uma pizzaria tradicional, fundada no ano de 1983, sendo que em abril de 2016 lançaram pizzas veganas em seu cardápio. As opções disponíveis são a Verdi (com palmito, requeijão vegano e alcaparras) e a vivere (de requeijão vegano, tomate-cereja, azeitonas pretas e manjericão). Também é dito que com o valor de R$ 12, considerando uma pizza grande, é possível substituir os queijos tradicionais pelo queijo vegano, sem lactose, nas pizzas de sua preferência.

Você tem mais sugestões de pizzarias veganas ou com opções veganas? Acesse o nosso instagram e comente no post do Dia da Pizza!

Aproveite e leia também: 

Pratos veganos são a nova tendência em restaurantes 

Veggi: a primeira plataforma de delivery vegano do Brasil

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 10 de julho