O mercado plant-based tem crescido significativamente em todo o mundo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento no consumo e pela consolidação dos alimentos plant-based como uma alternativa no cardápio dos consumidores. De acordo com dados da Euromonitor, o mercado global de alimentos plant-based deve crescer 9,6% ao ano até 2027, atingindo um valor de US$ 74,2 bilhões.

Nos Estados Unidos, o mercado plant-based cresceu 27% em 2022, com um valor de mercado de US$ 7 bilhões. Além disso, uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado Mintel em 2022 mostrou que 39% dos consumidores americanos estão tentando reduzir o consumo de carne. Essa tendência tem sido impulsionada por preocupações com a saúde, bem-estar animal e sustentabilidade.

Na Europa, o mercado plant-based também tem crescido rapidamente. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Future Market Insights, o mercado europeu de alimentos plant-based deve crescer a uma taxa anual composta de 8,5% até 2030. A pesquisa também mostrou que a Alemanha é o maior mercado de alimentos plant-based na Europa, seguida pelo Reino Unido e França.

No Brasil, o mercado plant-based cresceu 42% em 2023, com um valor de mercado de R$ 1,2 bilhão. Uma pesquisa realizada pelo GFI Brasil em meados de 2022, com 2.500 pessoas das classes ABC em todas as regiões do país, concluiu que 67% dos brasileiros diminuíram o consumo de carne e que o público que consome as alternativas vegetais está cada vez mais preocupado com a saúde. Essa pesquisa mostra que o mercado plant-based ainda tem muito potencial para crescer no Brasil, já que muitos consumidores ainda não conhecem os produtos plant-based.

Em resumo, o mercado plant-based tem crescido em todo o mundo, impulsionado por preocupações com a saúde, bem-estar animal e sustentabilidade. O mercado global de alimentos plant-based deve continuar a crescer nos próximos anos, oferecendo aos consumidores opções mais saudáveis e sustentáveis.

Entre em contato conosco e descubra como nossos dados e pesquisas de tendência personalizados podem ajudar sua empresa a se destacar no mercado plant-based e de saudabilidade.



Por Christian 'Crica' Wolthers em 1 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores