A líder em tecnologia alimentar, NotCo, criou uma solução plant-based para sopa de tartaruga visando preservar a população global de tartarugas verdes, ao mesmo tempo que respeita as tradições culinárias dos muitos países que ainda consomem carne de tartaruga.
A recém-desenvolvida Sopa de NotTurtle aproveita a tecnologia avançada de IA da NotCo, juntamente com a expertise culinária do chef peruano Diego Oka, para criar um prato que replica o sabor e a textura da carne de tartaruga real, sem a tartaruga.
As mudanças climáticas e a perda de habitat são fatores importantes no declínio das tartarugas marinhas verdes, com fêmeas nidificantes estimadas em apenas 85.000, de acordo com a Conservação de Tartarugas Marinhas. No entanto, o consumo de pratos tradicionais como a sopa de tartaruga continua a impulsionar seu risco de extinção. Apesar das proteções legais, a demanda persiste, principalmente em regiões como Peru, Equador e México, onde o prato faz parte do patrimônio cultural.
Em colaboração com o chef Oka, a iniciativa começou com uma viagem de pesquisa às Ilhas Cayman, um dos poucos locais onde a carne de tartaruga ainda pode ser legalmente consumida. Isso permitiu que a equipe reunisse insights necessários sobre a preparação tradicional da sopa de tartaruga, que foram então usados para orientar o processo de desenvolvimento em San Francisco, aproveitando a tecnologia de IA da NotCo, “Giuseppe”.
Quando humanos e tecnologia se unem
O último desafio de Giuseppe foi replicar o sabor e a textura da carne de tartaruga marinha verde, uma tarefa que ele realizou analisando mais de 300.000 espécies de plantas e avaliando 260 quintilhões de combinações potenciais. Isso levou à seleção de cinco proteínas que se assemelham de perto às qualidades da carne de tartaruga, culminando em uma receita para a Sopa de NotTurtle.
O chef Oka observou o impacto positivo da integração da IA nas práticas culinárias: “Muitas pessoas têm medo da IA agora. Mas esta é uma maneira incrível de mostrar que quando humanos e tecnologia se unem, podemos resolver qualquer problema. A tecnologia de IA da NotCo reduziu significativamente o tempo de pesquisa e desenvolvimento. Com esse tipo de velocidade, eficiência e precisão, as oportunidades são infinitas.”
“Apenas imagine o que mais podemos fazer com a tecnologia”
A NotCo lançou um documentário detalhando a jornada de criação da Sopa de NotTurtle no Peru. A criação, que não é um desenvolvimento de produto atual para ser lançado no mercado, vem acompanhada de uma “masterclass online que informará os profissionais sobre como prepará-la para os consumidores, para minimizarmos o consumo de carne de tartaruga marinha verde”, afirmou um porta-voz.
“Temos uma plataforma de IA poderosa que pode ajudar a resolver problemas da indústria há muito tempo e mais. Se Giuseppe pode replicar a Sopa de Tartaruga Verde em apenas duas semanas, não estamos apenas fornecendo uma alternativa para uma espécie ameaçada, é uma forma de dizer ‘apenas imagine o que mais podemos fazer com a tecnologia'”, afirmou Matias Muchnick, CEO da NotCo.
Leia também:
Maduu e Maria Montoro lançam Coleção Lua
Heinz e Mattel lançam molho “Barbiecue” rosa vegano
Mosa Meat capta €40 milhões para ampliar processos de produção