Em janeiro, o produtor de carne japonês Nippon Ham anunciou que estava desenvolvendo sashimi de atum plant-based. O produto agora foi lançado, e a empresa relata que já está recebendo interesse de hotéis e restaurantes.
A Nippon Ham informou ao site de notícias nippon.com que, se a demanda continuar a aumentar, aumentará a produção do sashimi. A alternativa de frutos do mar pode ser armazenada por até um ano quando congelada, tornando-a atraente para fornecedores de serviços alimentícios. Também foi relatado em janeiro que o produto seria mais barato do que o atum convencional.
A Nippon Ham afirmou que desenvolver o sashimi plant-based foi muito desafiador, especialmente no que diz respeito à obtenção de uma textura que não seja muito firme, mas que não se desfaça. O ingrediente principal é o konjac, uma planta asiática amilácea, combinada com outros ingredientes como fibra e levedura. A alternativa de frutos do mar é dita replicar o sabor e a textura do atum, sendo compatível com molho de soja e wasabi.
“Ideias não convencionais”
O novo produto pretende oferecer uma alternativa sustentável aos frutos do mar, à medida que os oceanos se tornam cada vez mais sobrepescados. A Nippon Ham entrou pela primeira vez no mercado de frutos do mar plant-based em 2023 com dois produtos de varejo — filés de peixe e camarões empanados. Os produtos foram lançados após um ano de P&D e são feitos com ingredientes como proteína de soja e extratos de algas marinhas.
Em seu site, a Nippon Ham reconhece que os suprimentos de proteína estão sob pressão crescente, o que significa que “ideias não convencionais” são necessárias para atender à demanda.
“À medida que as dietas se tornam mais diversificadas, há uma necessidade crescente de uma seleção mais ampla de fontes de proteína”, diz a empresa. “Estamos desenvolvendo produtos usando soja, um ingrediente rico em proteínas, às vezes chamado de ‘carne cultivada no campo’. Além dos produtos para venda no Japão, também exportamos produtos para o exterior, onde há uma alta demanda por produtos plant-based.”
Leia também:
Yumgo relata faturamento de mais de €1 milhão
Push & Pow capta R$ 4 milhões com Moriah Asset e fundador da Oakberry
NotCo anuncia Andre Weinmann como novo presidente