As mochilas são práticas e várias pessoas gostam de usá-las! Para quem deseja uma marca de mochilas veganas, a HOLYFANCY está trabalhando nesse mercado com opções sustentáveis, foi criada por dois designers de produto: o brasileiro Jeff Araujo e a suíça La Chanh Nguyen, que decidiram fundar a empresa em formato de e-commerce. O empreendimento também conta com a participação do sócio Lucas Ramon.
O legal é que a produção da empresa é 100% brasileira, mas a marca também conta com um escritório e centro de distribuição na Suíça, com o objetivo de facilitar a logística de entregas dentro do continente europeu.
Quais materiais são utilizados nas mochilas veganas?
A página sobre sustentabilidade da empresa explica sobre os materiais utilizados: câmaras de pneus, garrafas pets (para fazer os tecidos), retalhos, biotecidos, lonas de caminhão, pipas e velas. É dito: “As mochilas e acessórios HOLYFANCY são produzidos de maneira consciente, potencializando mão de obra local e utilizando materiais upcycled e veganos. Somos uma marca genuinamente eco-friendly, que investe em produções de remuneração justa em território brasileiro”.
Além disso, dados preocupantes foram apontados. Você sabia que aproximadamente 80% das garrafas plásticas acabam indo para os oceanos, aterros sanitários e para a natureza? Ou que câmaras de pneus não podem ser recicladas pelos padrões de reciclagem e terminam sendo incineradas, enviadas para aterros sanitários e também para a natureza?
Por último, também é afirmado que a indústria da moda é a segunda maior poluidora mundial, utilizando cerca de 70 milhões de barris de petróleo para poliéster — fibra mais utilizada em roupas — com decomposição de aproximadamente 200 anos, segundo informações da Forbes de 2019.
Planos da empresa de mochilas
No PEGN foi falado sobre o faturamento da marca de mochilas: só nesse ano a empresa faturou R$ 1,2 milhões, mas tem planos de atingir R$ 2,7 milhões ainda em 2021.
A marca também tem o objetivo de lançar um tecido de jeans reciclado e estão trabalhando com outras empresas para produzir um biotecido com couro de cacto, maçã e abacaxi. Além disso, tem o objetivo de realizar parcerias para aumentar seu público (com marcas que sigam os preceitos de sustentabilidade, é claro).
Sobre a marca de mochilas veganas HOLYFANCY
A HOLYFANCY foi lançada em 2016, através de uma plataforma de crowdfunding internacional, em seu primeiro mês já vendeu mais de 1.200 produtos em 15 países (incluindo o território brasileiro). Porém, a ideia do negócio veio em 2015, e foram 18 meses de trabalho até terem o primeiro protótipo.
É afirmado no site: “Nesse momento, o que era apenas uma ideia de produto autêntico virou uma marca genuinamente eco-friendly e revolucionária, que já nascia programada para produzir de maneira consciente – empoderando a inovação da indústria brasileira com a precisão do design suíço”.
Uma curiosidade sobre os designers é que os dois são premiados internacionalmente, com cinco patentes por inovações em diversos campos do design de produto.
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*Imagem de capa: Reprodução HOLYFANCY / via Facebook @holyfancybags
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