Quer conhecer a Inspira, marca de moda com tecidos sustentáveis?

A Dafiti lançou essa marca, confeccionada a partir de materiais orgânicos, biodegradáveis e de celulose de madeira de reflorestamento.  As peças levam como carro-chefe os seguintes tipos de tecidos: Viscose Lenzing ECOVERO™️, Lenzing Modal®️ e a Amni Soul Eco®️ (poliamida biodegradável). 

Inspira: a coleção com tecidos sustentáveis

A primeira coleção criada pela marca se chama Ginga, buscando homenagear o Brasil na paleta de cores, formas e também nas estampas. Aqui existem mais de 100 tipos de peças, onde os consumidores podem encontrar roupas de estilos variados: utilitário, minimalista, modo conforto, arte brasileira, tons vibrantes e alfaiataria esportiva. 

Para ter ideia, existem peças tanto masculinas quanto femininas. Alguns itens no portfólio são: vestidos, macacões, jaquetas, calças, sapatos diversos, entre outros. Quanto aos sapatos alguns deles possuem couro de origem animal, porém, também existem opções sintéticas que podem ser filtradas no e-commerce.

“Como as soluções sustentáveis que precisávamos ainda não estavam disponíveis no mercado nacional, iniciamos um trabalho para engajar nossos parceiros em prol desse desafio e desenvolvemos juntos as cadeias de fornecimento para produzir os tecidos escolhidos para Inspira”, destacou Cristiano Medeiros, gerente de sustentabilidade no Dafiti Group. 

O objetivo da nova marca 

É informado que a marca nasceu com o objetivo de somar na estratégia de sustentabilidade, sendo mais uma iniciativa de impacto no ecossistema da moda. Foi idealizada para minimizar os efeitos da produção das matérias-primas e confecção das peças, etapas com maior impacto no meio ambiente.

A coleção conta com produção brasileira, a Dafiti realizou treinamentos com fornecedores locais. É o caso da Poli Confecções que produziu parte das peças da Inspira. 

“Crescer com o cliente é ir se moldando às necessidades dele e do mercado e, principalmente, ter uma relação de comprometimento. Nossa parceria com o Dafiti Group estimulou melhorias internas, como a adaptação de nosso processo têxtil para produzir roupas com matéria-prima sustentável e a criação de um comitê com foco em sustentabilidade, que investiu em energia solar para 100% da produção e em ações de redução de lixo, coleta seletiva e compostagem”, comentou Giuliano dos Santos, Diretor da Poli Confecções. 

“O lançamento de Inspira é mais um passo do Dafiti Group para impulsionar a profissionalização do  ecossistema da moda rumo à sustentabilidade. Hoje, nossos parceiros desenvolvem matérias-primas com certificação internacional e oferecem essa produção para outras marcas, criando um ciclo virtuoso na moda”, comentou o CEO Andre Farber.

O Grupo também possui a iniciativa Dafiti Eco, uma plataforma exclusiva de produtos que atendem credenciais sustentáveis como: matéria-prima sustentável, eco produção, compromisso social e respeito aos animais, nesse último a marca escreveu: “Produto fabricado a partir de alternativas e métodos associados ao bem-estar animal ou de origem não animal”. Algumas opções nessa divisão são itens com especificação de ser vegano e/ou não realizar testes em animais.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Couro de micélio é uma alternativa sustentável para o mundo da moda

21 marcas de maquiagem vegana fáceis de encontrar em 2022

4 substitutos para as terríveis sacolinhas plásticas

*Imagem de capa: Divulgação Inspira / Dafit

Por Amanda Stucchi em 12 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores