Um estudo encomendado pela Oatly, marca de leite plant-based, concluiu que os jogadores de futebol têm um desempenho igualmente bom com uma dieta plant-based e convencional.

A pesquisa foi realizada pelo ambulatório da Universidade de Potsdam, o Instituto de Medicina Nutricional do Hospital Universitário Schleswig-Holstein e o Instituto de Pesquisa em Nutrição à Base de Plantas (IFPE) em Biebertal. Oatly não teve influência na implementação do estudo.

Sobre a pesquisa

Dos 18 jogadores de futebol da equipe alemã SV Babelsberg, 3 participaram da pesquisa, alguns adotando uma dieta plant-based e outros mantendo seus hábitos normais. O estudo avaliou o desempenho atlético dos jogadores antes e após o teste de oito semanas, sem alterações encontradas. No entanto, os pesquisadores enfatizam que mais estudos são necessários para confirmar os resultados.

Além disso, os jogadores de futebol que adotaram uma dieta plant-based reduziram sua pegada de carbono em uma média de 30%, conforme calculado pelo Instituto Ifeu.

“Sempre quis experimentar uma dieta baseada em vegetais e estou feliz por ter tido a oportunidade de fazê-lo como parte do estudo. Tenho certeza de que essa experiência terá impacto nos meus hábitos, irei trocar a carne por uma alternativa plant-based com frequência”, disse Tino Schmidt, participante da pesquisa.

Jogadores de futebol com dieta plant-based

Atualmente, um número crescente de jogadores de futebol está adotando dietas plant-based e o Reino Unido é o lar de um time de futebol totalmente vegano. O jogador Yann Sommer investiu em empresas veganas e Chris Smalling ajudou a lançar uma consultoria para empresas que lidam com as mudanças climáticas.

Marcas de roupas esportivas como Adidas e Puma estão lançando equipamentos de futebol sem ingredientes de origem animal, para atender aos jogadores veganos.

De acordo com Helge Weitz, gerente geral da Oatly: “A dieta plant-based, muitas vezes ainda é considerada inadequada para atletas de alto desempenho. Sistemas alimentares e nutrição sustentáveis são essenciais para a saúde do planeta e nosso futuro. Ou seja, estamos comprometidos em ajudar nessa mudança educando as pessoas sobre os benefícios das alternativas plant-based.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Onde você pode comprar os leites da Purifica no Brasil!

6 marcas de snacks veganos para você provar!

Beyond Meat lança dois novos produtos de frango vegano

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Oatly

Por Ana Cristina Gomes em 10 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores