Um novo relatório da CRB, empresa líder fornecedora de serviços e soluções de consultoria para fabricantes de alimentos e bebidas, trouxe à tona um dado impressionante: desde 2021, 66% das empresas de proteína alternativa nos EUA experimentaram um aumento notável em seu volume de vendas. Esse dado é um indicador claro de que a demanda do consumidor por opções de proteínas está em ascensão e com boa saúde.

De acordo com um estudo recente da CRB, revela que esse setor não é mais considerado emergente, mas sim um mercado em amadurecimento e focado no crescimento. O estudo destaca que as metas de produção e o apelo ao consumidor no segmento de proteínas estão preparadas com as empresas tradicionais de alimentos. Essa mudança de perspectiva reflete o desenvolvimento sólido, bem como o potencial de expansão desse mercado em rápido crescimento.

O estudo identificou que os principais impulsionadores de negócios, geralmente associados a mercados em amadurecimento, como preços de produção mais baixos, planos de melhoria de capital e prontidão para expansão, são considerados uma “evolução promissora” para o setor. Esses elementos indicam um crescimento promissor e um futuro promissor para a indústria de proteínas alternativas.

Proteína alternativa

De acordo com Christopher Shanahan, diretor de pesquisa da empresa de pesquisa e análise Frost & Sullivan: “As descobertas deste estudo do setor dinâmico de proteínas alternativas fornecem surpresas e confirmam as tendências que estamos testemunhando no mercado hoje”.

“O mercado está amadurecendo rapidamente, considerando o ambiente de negócios em mudança, e os principais impulsionadores de negócios geralmente associados a mercados em amadurecimento estão se tornando mais importantes para os objetivos estratégicos desses produtores ”, continuou Shanahan.

Tendências

O relatório “Horizons: 2023 Alternative Proteins” da CRB examina as tendências da indústria de proteína alternativa. O estudo aborda os desafios relacionados à sustentabilidade, regulamentação e precificação de produtos que as empresas enfrentam ao fazer a transição da fase de pesquisa e desenvolvimento para a produção lucrativa em escala comercial. O relatório oferece insights valiosos sobre esses aspectos cruciais da indústria de proteínas alternativas.

Uma pesquisa envolvendo 150 líderes da indústria nos EUA, identificou as principais questões que influenciam seus negócios. Os resultados revelaram que sustentabilidade, disponibilidade de mão de obra e suporte foram os três principais fatores mencionados. As três áreas subsequentes de influência foram adaptação à demanda do produto, restrições na cadeia de suprimentos e paridade de preços com proteínas tradicionais. Essas descobertas fornecem insights valiosos sobre as preocupações e desafios enfrentados pelos líderes da indústria em diferentes setores.

Insights

O relatório Horizons fornece insights sobre sustentabilidade, carne cultivada, proteínas derivadas da fermentação, carne à base de vegetais, assim como leite à base de plantas.

De acordo com Sam Kitchell, CEO da CRB, nas passagens de abertura do novo relatório: “Os relatórios de proteínas alternativas da CRB registraram os desafios enfrentados pelos pioneiros de produtos e suas visões para solucionar a escassez de alimentos. Muitas vezes, essas visões são enfrentadas com os sérios desafios regulatórios, da cadeia de suprimentos e de recursos que acompanham a interrupção”.

“Em 2023, os produtos, ingredientes e táticas de produção em escala comercial podem estar evoluindo. Mas uma questão permanece: como a fabricação se encaixa com os clientes que exigem um produto de qualidade a um preço acessível?” ele conclui.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

6 marcas de chocolates veganos para você saborear

Pequenas mudanças para tornar sua casa mais sustentável

Desperdício de alimentos representa 50% dos gases do efeito estufa

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Beyond Meat

Por Ana Cristina Gomes em 17 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores