A marca de moda H&M apresentou uma novidade esse mês: uma coleção vegana aprovada pela People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).
A nova coleção vegana se chama “Co-exist story” (História de coexistência, em tradução livre), que possui 45 peças e está disponível em lojas on-line e físicas, porém, a H&M não atua no Brasil.
As roupas possuem tons coloridos, casacos oversize, vestidos de alças justas e pelo sintético (produzido de maneira sustentável), tudo inspirado na rebeldia dos anos 90.
“A coleção ‘Co-Exist Story’ resume nosso compromisso contínuo na H&M em explorar alternativas inovadoras para tecidos derivados de animais, ao mesmo tempo em que oferece aos nossos clientes moda de ponta. A H&M e a PETA mantiveram um diálogo positivo ao longo do projeto e estamos orgulhosos de apoiar o valioso trabalho que a PETA está fazendo todos os dias”, Ann-Sofie Johansson, consultora criativa da H&M, contou em uma comunicação.
A campanha da coleção vegana foi fotografada por Johnny Dufort e estilizada pela Alexandra Carl, sendo que o local escolhido para a sessão foi o Hillside Animal Sanctuary, instituição fundada em 1995 para auxiliar os animais necessitados e administrada por veganos.
O local foi escolhido pela PETA e pela H&M, sendo que a própria PETA esteve presente na sessão fotográfica para supervisionar e aprovar o conteúdo.
Imagem: Divulgação H&M
Os materiais das roupas são variados, por exemplo, em alternativa às penas de ganso foi utilizado o FLWRDWN, produzido com flores silvestres. Já o VEGEA™ foi o material escolhido para substituir os couros à base de óleos e os de origem animal.
Outros materiais foram o ECONYL® — feito de náilon regenerado dos aterros e resíduos do oceano — além disso, para as botas de borracha e acessórios foi usado o Yulex®, borracha natural com certificação da Forest Stewardship Council.
Outra novidade é que a coleção também incluiu artigos de maquiagem, como dois batons e um pacote de delineadores certificados pela The Vegan Society, algo inédito para a H&M.
Imagens: Divulgação H&M
Coleção vegana no Animal Crossing: New Horizons
Você conhece o jogo Animal Crossing?
Essa é uma série de jogo eletrônico da Nintendo. É um jogo que foi um dos mais vendidos nos Estados Unidos durante a pandemia do coronavírus e também é conhecido pelos gamers brasileiros.
A jogabilidade é a seguinte: o jogador se muda para uma ilha deserta com animais antropomórficos, assim, coleta e cria itens, pode caçar insetos, pescar no oceano, decorar a casa, plantar, coletar frutas e madeira, entre outros. É em formato não-linear, o que significa que o jogo é bem livre — você pode escolher a ação que deseja fazer.
Uma curiosidade é que a PETA já elaborou um guia de como ser vegano no jogo. Um assunto abordado foi as roupas, avisando para evitar os produtos feitos com pele, couro, lã, caxemira e penugem.
A H&M também recriou onze peças da coleção ‘Co-exist Story’ virtualmente para o Animal Crossing: New Horizons, com o objetivo de fazer um desfile de moda.
“As peças virtuais serão apresentadas no showroom da H&M na Ilha Looop, acessível via código Dream, onde também acontecerá o desfile. Os jogadores poderão baixar os designs de roupas virtuais na Able Sisters Shop”, foi explicado em uma comunicação.
O jogo tem classificação livre para todas as idades, podendo ser utilizado no setor educacional.
Imagem: Divulgação H&M / Animal Crossing
Sobre a H&M
A H&M é uma marca sueca, cuja primeira loja abriu no país em 1947.
Apesar de não ser uma marca vegana, a coleção “Co-exist Story” faz parte da ação H&M Innovation Stories, lançada no início de 2021, que já teve outros dois lançamentos.
A ideia é utilizar esse espaço para promover materiais, tecnologias e processos de produção mais sustentáveis, sendo que a primeira coleção foi a “Science story” que defendeu materiais sustentáveis de ponta.
A segunda, “Color Story”, utilizou métodos mais sustentáveis para trabalhar com cores, e a “Co-Exist Story” é a terceira, focada em ser uma moda amiga dos animais.
Imagem: Divulgação H&M
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*Imagem de capa: Divulgação H&M