A empresa suíça de moda QWSTION, produtora do tecido sustentável de fibra de banana Bananatex®, anunciou uma parceria com a renomada casa de moda Balenciaga para lançar tênis feitos desse material.

Os sapatos são uma versão ecológica dos populares tênis Triple S da Balenciaga, conhecidos por sua forma robusta. Eles já estão disponíveis nas lojas físicas e online da marca em duas cores — preto e bege.

“Essa é uma grande novidade! Balenciaga e Bananatex!” disse Hannes Schoenegger, cofundador da QWSTION e da Bananatex, no LinkedIn. “O icônico Triple S feito com nosso tecido de próxima geração, 100% à base de plantas, disponível em duas cores. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, estamos ansiosos por muitos mais no futuro!”

“Um desenvolvimento realmente empolgante”

Bananatex é um tecido de lona durável feito a partir de plantas de banana Abacá cultivadas nas terras altas das Filipinas. Essas plantas não necessitam de pesticidas, fertilizantes ou água extra, e podem promover a reflorestação e a biodiversidade em áreas degradadas por plantações de palmeiras.

Desenvolvido após três anos de pesquisa e desenvolvimento, Bananatex é livre de plásticos e totalmente biodegradável. O material oferece uma alternativa circular aos tecidos sintéticos e já ganhou vários prêmios de sustentabilidade e design.

Bananatex é um dos três cofundadores da FIBRAL Material Alliance, uma rede global de agricultores, produtores de fibras e parceiros da cadeia de valor que trabalham com fibras vegetais sub-representadas. No ano passado, o material foi certificado pela Vegan Society’s Vegan Trademark.

“Bananatex é uma das três marcas que registraram tecidos com o Vegan Trademark este ano. Este é um desenvolvimento realmente empolgante na indústria têxtil e esperamos que registros como o da Bananatex levem ao lançamento de mais produtos veganos no mercado, mostrando o quão acessível a moda vegana pode ser!” disse Jodie Brown, oficial de certificação do Vegan Trademark, em 2023.

Leia também:

Solo Snacks celebra conquista de 2.000 pontos de venda no Brasil

AmoKarité traz novidades à NaturalTech 2024

Cluster Vegepolys Valley: 679 membros e €2.2 bilhões em investimentos desde 2019

Por Vitor Di Renzo em 3 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores