63% dos consumidores espanhóis entrevistados em um estudo recente disseram que experimentariam carne cultivada e 46% disseram que a comprariam.

Os principais motivos que levam essas pessoas a terem vontade de consumir a carne cultivada foram bem-estar animal (63%), preocupações ambientais (50%) e curiosidade (48%).

Esses dados foram pontuados pelo relatório Percepção do consumidor de carne cultivada, realizado pelo instituto tecnológico espanhol Ainia e recebeu investimento do Ministério Regional de Inovação de Valência no âmbito do projeto Smartmeat.

Carne cultivada

“O perfil do consumidor em potencial de carne cultivada, possui hábitos alimentares saudáveis e pertence principalmente à Geração Z”, disse Ainia. Os principais obstáculos para para essas pessoas comprarem a carne cultivada é o preço (52%), a falta de conhecimento (45%) e a desconfiança (44%).

Cerca de 95% dos entrevistados responderam que consomem alimentos de origem animal para suprir a necessidade proteica; 23% consomem proteína vegetal e 33% consomem alimentos enriquecidos com proteínas. Contudo, 34% dos entrevistados afirmam que reduziram a o consumo de produtos de origem animal nos últimos dois anos.

Além disso, 47% dos pesquisados afirmam ter aumentado o consumo de alimentos enriquecidos com proteínas; 53% consideram aumentar o consumo de proteína vegetal. Ainda assim, 33% veem poucas opções de produtos vegetais e 39% que consideraram as opções de alternativas à carne suficientes.

As empresas de alimentos enfrentam um desafio

De acordo com a ONU, até 2030 cerca de 8,5 bilhões de pessoas habitarão o nosso planeta.

Além da demanda por alimentos crescer com o aumento da população, estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostram um aumento no consumo de carne de quase 73% até 2050.

As empresas de alimentos enfrentam o desafio com a crescente demanda por proteína animal, utilizando alternativas baseadas em vegetais, insetos, proteínas microbianas, leguminosas ou carne cultivada, entre outras fontes.

De acordo com Sonia Tirado, Diretora Geral de Inovação do Ministério Regional de Inovação de Valência: “Os resultados serão úteis para as empresas identificarem oportunidades e obstáculos no mercado de produtos feitos de carne cultivada e como eles podem afetar a saúde, consumo de recursos naturais ou bem-estar animal”.

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Por Ana Cristina Gomes em 27 de março
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