À medida que mais pessoas reduzem o consumo do leite de vaca, mais cresce o mercado de produtos lácteos à base de plantas. E o leite de coco é a novidade do momento.
Do coco ralado ao óleo de coco, à água e ao leite de coco, os cocos têm uma variedade de usos. Dentre elas, o leite de coco oferece uma opção nutritiva e saborosa para substituir as versões lácteas, sem deixar a desejar em nenhum quesito.
Essa crescente opção pelo veganismo em todo o mundo oferece uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento e crescimento desse mercado, e é mais um a colaborar para a ampliação da oferta de opções veganas nas prateleiras dos supermercados
Tudo isso porque, nos últimos anos, os consumidores têm se impelido cada vez mais para o consumo de produtos alimentícios à base de plantas. Ainda, ao escolher comprar um produto específico, são considerados vários fatores, como a fonte vegetal, suas propriedades nutricionais e questões de bem-estar dos animais.
As empresas, portanto, estão na busca por criar produtos veganos de acordo com as necessidades do consumidor. Os fabricantes de alimentos e bebidas também estão alavancando produtos de leite de coco, seja para criar produtos genuinamente veganos, para melhorar seus produtos ou para aprimorar o valor nutricional dos alimentos.
Espera-se que a inclinação dos consumidores para produtos veganos tenha um efeito benéfico no desenvolvimento do mercado de produtos de leite de coco.
O ouro branco e tropical
Ao contrário do que muitos acreditariam, o coco não é uma noz de verdade, mas tecnicamente uma drupa – uma fruta que oferece uma polpa externa, cercada por uma casca dura, com uma semente dentro.
A origem é desconhecida, embora a Malásia e a América do Sul sejam regiões prováveis para o surgimento do coco. Apesar de sua origem aparentemente ser desconhecida, o coco é encontrado em mais de 70 países, sob várias formas.
Destacando o leite de coco, é exatamente o que o nome sugere, um leite produzido a partir dessa notória “noz” tropical ou drupa. Não deve ser confundido com água de coco, o líquido do centro da noz, o leite de coco é produzido a partir da polpa branca do coco.
Essa preciosidade branca, é geralmente produzida a nível industrial e comercializada em garrafas e caixas de papelão estilo longa vida. O uso, de modo geral, depende de sua técnica de processamento, ou especificamente do método de comprimir e afinar o creme de coco.
Os produtos mais espessos são usados principalmente para sobremesas cremosas, enquanto o leite fino e fluido é usado principalmente como substituto vegano ao leite de vaca.
Previsões para o mercado de leite de coco
Um recente estudo de mercado publicado pela Future Market Insights, “Mercado de produtos de leite de coco: Análise Global da Indústria 2014-2018 e Previsão 2019-2029 ” traz boas notícias para esse mercado, por meio de uma abrangente avaliação das mais importantes dinâmicas mercadológicas.
Após realizar uma pesquisa aprofundada sobre os parâmetros históricos e de crescimento atuais do mercado de produtos de leite de coco, as perspectivas de crescimento do mercado são animadoras.
Para início, estima-se que o mercado global de produtos de leite de coco em 2019 seja avaliado em ~ US $ 880.
Ainda, há previsões de que o mercado de produtos de leite de coco cresça a uma CAGR de ~ 7% durante o período previsto de 2019-2029.
Outra constatação é de que o leite de coco com gordura total deve permanecer como o produto preferido entre uma ampla gama de usuários finais.
A demanda por leite de coco com gordura total pode ser atribuída principalmente ao custo econômico e maior conscientização entre os consumidores. Além disso, a textura e o sabor agradam amplamente o paladar da maioria e o produto possui diversas aplicações gastronômicas.
Estipula-se que a região Ásia-Pacífico seja responsável por participações significativas na receita no setor de produtos de leite de coco até o final de 2029.
Também, estima-se que o mercado da Ásia-Pacífico continue sendo o maior para fabricantes e distribuidores de produtos de leite de coco, devido à crescente inclinação para a cultura vegana e à crescente preferência por produtos à base de plantas.
No Brasil, ainda é um mercado pequeno, embora o país esteja entre os maiores produtores de coco em todo o mundo, o que lhe confere um enorme potencial nesse mercado. Recentemente, novos produtos começaram a figurar nas prateleiras dos supermercados, mas a oferta é irrisória diante a demanda.
O potencial de aplicação dos produtos de leite de coco inclui refrigerantes, sucos, iogurtes, confeitos, panificação e muito mais. Os componentes do leite de coco são encontrados em mais de 1.400 produtos alimentares e bebidas. Estas opções à base de leite de coco estão sendo cada vez mais utilizadas pelos fabricantes em várias indústrias de uso final, acelerando substancialmente o crescimento desse mercado.
Fatores que moldam o mercado
Sem dúvidas, o interesse em saúde e qualidade de vida estão entre os principais fatores para o crescimento do mercado de alimentos veganos.
Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que oferecem vantagens à saúde, portanto, este é sem dúvidas um fator determinante para o mercado de alimentos à base do leite de coco.
Os produtos de coco oferecem vários benefícios à saúde, incluindo uma rica fonte de ferro que permite o funcionamento e a formação eficientes da hemoglobina. Estes podem, ainda, ser usados para preparar diferentes compostos com potencial de auxílio na prevenção da anemia, além de melhorar a saúde de pacientes anêmicos. Esses fatores provavelmente influenciam os consumidores a aumentar o consumo de produtos de leite de coco.
Outro fator determinante para o molde desse mercado é a demanda por cosméticos veganos.
A crescente conscientização sobre os efeitos colaterais dos produtos químicos usados em produtos cosméticos levou a uma mudança nas preferências do consumidor. Hoje, os consumidores preferem o uso de produtos cosméticos à base de plantas; portanto, os produtos de leite de coco servem como uma escolha apropriada, rica em nutrientes e que ajuda a hidratar a pele e os cabelos.
Prevê-se, portanto, que a crescente demanda por produtos à base de plantas traga tração significativa ao mercado de produtos de leite de coco.
Estrutura de Mercado
O mercado global de produtos de leite de coco pode ser considerado como moderadamente competitivo. Aproximadamente 75% – 84% do mercado é detido por players de nível 1.
A expansão dos negócios por meio de fusões, aquisições, colaborações e alianças são as estratégias seguidas pelos principais players do mercado de produtos de leite de coco, que se concentram em estratégias como a adoção de novas tecnologias para desenvolver produtos inovadores e maior ampliação dos canais de vendas e distribuição.
Assim como o mercado de carne vegana, o preço ainda parece ser o maior desafio para a ampliação em massa de consumo dos produtos lácteos à base de coco.
Além disso, investimentos notáveis em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos são projetados para impulsionar as perspectivas de crescimento do mercado de lácteos à base de coco.
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