A história da Convi Foods, food tech pioneira a produzir alimentos vegetais com alto teor proteico sem soja, é marcada por uma história de superação e determinação. Fundada em São Pedro, pequena cidade do interior de São Paulo, a trajetória da Convi é marcada pelo espírito empreendedor de sua fundadora, Bárbara Andrade, que coleciona histórias emocionantes ao longo de sua trajetória profissional. Quem olha para os números da empresa e acompanha seu crescimento, não faz ideia dos bastidores que já aconteceram e justificam o sucesso.

A Convi é uma empresa de produtos feitos 100% à base de plantas e existe com o propósito de tornar a vida das pessoas mais gostosa através da alimentação saudável. Nestes últimos 6 anos foram quase 300 toneladas em produtos veganos e uma captação de R$ 1,5 milhão pela Vegan Business, plataforma nacional e pioneira em equity crowdfunding para o mercado plant-based. A rodada de investimentos aconteceu em junho de 2022 e os equitys foram esgotados em uma hora deixando fila de espera para mais investidores interessados. 

Uma história de resiliência

Desde sua infância, a empreendedora aprendeu lições importantes sobre trabalho e resiliência, graças ao exemplo de sua mãe e avó. “Minha mãe, grávida de mim, fugiu de seu relacionamento e trabalhava como garçonete, enquanto minha avó, criada na roça, trabalhava como camareira. Quando eu tinha 2 anos, elas se uniram e abriram uma barraca de pastéis na praça, onde eu, literalmente, cresci e trabalhei durante muitos anos”, aponta Bárbara.

Desde cedo foram diversas as ações empreendedoras: de venda de pipoca e bijuterias à revenda de roupas até se formar em gastronomia aos 20 anos.

“Nessa época, eu morava em São Paulo e minha mãe tinha um bar em São Pedro que estava passando por dificuldades financeiras. Voltei ao interior para trabalhar com ela, enfrentamos vários desafios e o bar acabou fechando. Sem muita perspectiva, porém com muita força de vontade, vendi meu carro (meu único bem parcelado em várias prestações) e fui para a Austrália sem saber falar um ‘oi’ em inglês”.

No novo país, aos poucos aprendeu o idioma e, ao longo de 3 anos, trabalhou em diversos restaurantes, de ajudante de cozinha a sous chef. Mas a vontade de empreender sempre foi mais forte e, após reunir algumas economias, retornou ao Brasil com o desejo de empreender no ramo de alimentação saudável. 

“De volta ao Brasil e com poucos recursos, eu fiz das tripas coração para viabilizar esse sonho: trabalhava como professora de inglês durante o dia, fazia faculdade de nutrição à noite, trabalhava na feira vendendo pastéis aos finais de semana. Noutros momentos, oferecia coffee breaks à empresas e fazia produtos saudáveis para vender e testar o mercado”.

Imagem: Bárbara Andrade – Fundadora Conví

Da edícula de sua avó para o mundo

Além da crescente tendência de mercado para os produtos saudáveis e feitos de plantas, Bárbara explica que sua motivação veio de sua própria redução de consumo de carne na época e a vontade de se alimentar bem. Diante da insustentável pecuária brasileira e da dificuldade em encontrar produtos saudáveis, proteicos e gostosos, uniu essa dor e seu propósito para fundar a empresa.

Foi assim que nasceu a Convi, em 2017, em uma pequena edícula nos fundos da casa de sua avó, conhecida como Dona Marília. Com recursos limitados, mas muita determinação, a fundadora conciliou estudo, empreendedorismo e muito trabalho para fazer sua empresa crescer. Em 2019, o espaço ficou pequeno e então a empreendedora fez um empréstimo, colocando a casa de sua mãe como garantia e realizou a mudança para um novo espaço produtivo em Piracicaba, onde a empresa está situada e conta com capacidade produtiva de até 40 toneladas por mês. Menos de um mês após toda a mudança, se deu início à pandemia de Covid-19 no Brasil e, apesar das dificuldades encontradas nesse momento, especialmente após aumento de despesas com a nova estrutura, a empresa manteve seu crescimento constante em todos os anos desde sua fundação. 

Em 2022, um marco importante marcou a história da Convi. Avaliada em R$ 10 milhões, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimentos através da Vegan Business. Esse momento significativo permitiu a remodelação da marca, a contratação de pessoal, e a aquisição de maquinários essenciais para expandir suas operações.

A Convi opera com três vertentes distintas: varejo, food service e private label. Na linha de varejo, seus produtos, como pão sem queijo, estrelitos (pão sem queijo na versão infantil), hambúrguer de grão-de-bico com ervas e hambúrguer de cogumelos com trufas brancas. Os produtos estão presentes em empórios distribuídos nos estados de São Paulo e Distrito Federal. Já na linha food service, a empresa atende especialmente escolas e hamburguerias com produtos como o pão sem queijo, que é livre de lactose, corantes, conservantes e aditivos alimentares, além de oferecer pacotes de 1kg a 4kg. Na linha private label, a Convi fabrica diversos tipos de congelados vegetais e atende marcas renomadas como Korin, Norac Foods do Brasil, Mun, Patties e N.ovo.

Além dos produtos já desenvolvidos, a Conví auxilia marcas e redes de alimentação no desenvolvimento de novos produtos. “Desenvolvemos e produzimos o que o cliente desejar na linha de congelados vegetais para que ele tenha seu diferencial de mercado sem preocupação com produção e livre de contaminação com insumos de origem animal” diz a fundadora. 

Com uma projeção realista, a empresa prevê um fechamento financeiro de R$ 4 milhões para o ano de 2024 e tem perspectiva de alcançar um faturamento anual de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos. Esses números refletem não apenas o sucesso comercial da Convi, mas também seu compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. 

Bárbara encerra dizendo “Embora tenha enfrentado muitos desafios, reconheço os privilégios que tenho, por isso sempre evitei falar sobre minha história. Mas hoje entendo que casos como a da Conví pode incentivar outros empreendedores a realizarem seus sonhos, mesmo que no início não tenham tantas condições financeiras, networking ou conhecimento, assim como foi comigo. Acredito que a força de vontade de fazer tudo acontecer e acreditar no seu próprio sonho já são um grande passo”.

A história da Convi é um exemplo inspirador de como a determinação e a paixão podem transformar um pequeno negócio em uma potência do mercado, impactando positivamente a vida das pessoas e do planeta.

Texto e imagem: Conví Foods – Divulgação

Leia também:

Conheça a linha de produtos veganos da Conví Foods

Onde você pode consumir os produtos da Conví Foods no Brasil!

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores