A história da Convi Foods, food tech pioneira a produzir alimentos vegetais com alto teor proteico sem soja, é marcada por uma história de superação e determinação. Fundada em São Pedro, pequena cidade do interior de São Paulo, a trajetória da Convi é marcada pelo espírito empreendedor de sua fundadora, Bárbara Andrade, que coleciona histórias emocionantes ao longo de sua trajetória profissional. Quem olha para os números da empresa e acompanha seu crescimento, não faz ideia dos bastidores que já aconteceram e justificam o sucesso.

A Convi é uma empresa de produtos feitos 100% à base de plantas e existe com o propósito de tornar a vida das pessoas mais gostosa através da alimentação saudável. Nestes últimos 6 anos foram quase 300 toneladas em produtos veganos e uma captação de R$ 1,5 milhão pela Vegan Business, plataforma nacional e pioneira em equity crowdfunding para o mercado plant-based. A rodada de investimentos aconteceu em junho de 2022 e os equitys foram esgotados em uma hora deixando fila de espera para mais investidores interessados. 

Uma história de resiliência

Desde sua infância, a empreendedora aprendeu lições importantes sobre trabalho e resiliência, graças ao exemplo de sua mãe e avó. “Minha mãe, grávida de mim, fugiu de seu relacionamento e trabalhava como garçonete, enquanto minha avó, criada na roça, trabalhava como camareira. Quando eu tinha 2 anos, elas se uniram e abriram uma barraca de pastéis na praça, onde eu, literalmente, cresci e trabalhei durante muitos anos”, aponta Bárbara.

Desde cedo foram diversas as ações empreendedoras: de venda de pipoca e bijuterias à revenda de roupas até se formar em gastronomia aos 20 anos.

“Nessa época, eu morava em São Paulo e minha mãe tinha um bar em São Pedro que estava passando por dificuldades financeiras. Voltei ao interior para trabalhar com ela, enfrentamos vários desafios e o bar acabou fechando. Sem muita perspectiva, porém com muita força de vontade, vendi meu carro (meu único bem parcelado em várias prestações) e fui para a Austrália sem saber falar um ‘oi’ em inglês”.

No novo país, aos poucos aprendeu o idioma e, ao longo de 3 anos, trabalhou em diversos restaurantes, de ajudante de cozinha a sous chef. Mas a vontade de empreender sempre foi mais forte e, após reunir algumas economias, retornou ao Brasil com o desejo de empreender no ramo de alimentação saudável. 

“De volta ao Brasil e com poucos recursos, eu fiz das tripas coração para viabilizar esse sonho: trabalhava como professora de inglês durante o dia, fazia faculdade de nutrição à noite, trabalhava na feira vendendo pastéis aos finais de semana. Noutros momentos, oferecia coffee breaks à empresas e fazia produtos saudáveis para vender e testar o mercado”.

Imagem: Bárbara Andrade – Fundadora Conví

Da edícula de sua avó para o mundo

Além da crescente tendência de mercado para os produtos saudáveis e feitos de plantas, Bárbara explica que sua motivação veio de sua própria redução de consumo de carne na época e a vontade de se alimentar bem. Diante da insustentável pecuária brasileira e da dificuldade em encontrar produtos saudáveis, proteicos e gostosos, uniu essa dor e seu propósito para fundar a empresa.

Foi assim que nasceu a Convi, em 2017, em uma pequena edícula nos fundos da casa de sua avó, conhecida como Dona Marília. Com recursos limitados, mas muita determinação, a fundadora conciliou estudo, empreendedorismo e muito trabalho para fazer sua empresa crescer. Em 2019, o espaço ficou pequeno e então a empreendedora fez um empréstimo, colocando a casa de sua mãe como garantia e realizou a mudança para um novo espaço produtivo em Piracicaba, onde a empresa está situada e conta com capacidade produtiva de até 40 toneladas por mês. Menos de um mês após toda a mudança, se deu início à pandemia de Covid-19 no Brasil e, apesar das dificuldades encontradas nesse momento, especialmente após aumento de despesas com a nova estrutura, a empresa manteve seu crescimento constante em todos os anos desde sua fundação. 

Em 2022, um marco importante marcou a história da Convi. Avaliada em R$ 10 milhões, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimentos através da Vegan Business. Esse momento significativo permitiu a remodelação da marca, a contratação de pessoal, e a aquisição de maquinários essenciais para expandir suas operações.

A Convi opera com três vertentes distintas: varejo, food service e private label. Na linha de varejo, seus produtos, como pão sem queijo, estrelitos (pão sem queijo na versão infantil), hambúrguer de grão-de-bico com ervas e hambúrguer de cogumelos com trufas brancas. Os produtos estão presentes em empórios distribuídos nos estados de São Paulo e Distrito Federal. Já na linha food service, a empresa atende especialmente escolas e hamburguerias com produtos como o pão sem queijo, que é livre de lactose, corantes, conservantes e aditivos alimentares, além de oferecer pacotes de 1kg a 4kg. Na linha private label, a Convi fabrica diversos tipos de congelados vegetais e atende marcas renomadas como Korin, Norac Foods do Brasil, Mun, Patties e N.ovo.

Além dos produtos já desenvolvidos, a Conví auxilia marcas e redes de alimentação no desenvolvimento de novos produtos. “Desenvolvemos e produzimos o que o cliente desejar na linha de congelados vegetais para que ele tenha seu diferencial de mercado sem preocupação com produção e livre de contaminação com insumos de origem animal” diz a fundadora. 

Com uma projeção realista, a empresa prevê um fechamento financeiro de R$ 4 milhões para o ano de 2024 e tem perspectiva de alcançar um faturamento anual de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos. Esses números refletem não apenas o sucesso comercial da Convi, mas também seu compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. 

Bárbara encerra dizendo “Embora tenha enfrentado muitos desafios, reconheço os privilégios que tenho, por isso sempre evitei falar sobre minha história. Mas hoje entendo que casos como a da Conví pode incentivar outros empreendedores a realizarem seus sonhos, mesmo que no início não tenham tantas condições financeiras, networking ou conhecimento, assim como foi comigo. Acredito que a força de vontade de fazer tudo acontecer e acreditar no seu próprio sonho já são um grande passo”.

A história da Convi é um exemplo inspirador de como a determinação e a paixão podem transformar um pequeno negócio em uma potência do mercado, impactando positivamente a vida das pessoas e do planeta.

Texto e imagem: Conví Foods – Divulgação

Leia também:

Conheça a linha de produtos veganos da Conví Foods

Onde você pode consumir os produtos da Conví Foods no Brasil!

Por Nadia Gonçalves em 15 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores