Lista feita em colaboração entre a ONG inglesa Veganuary e influenciadores locais traz os pratos imperdíveis da gastronomia vegana para quem quiser experimentar 

Uma das maiores dificuldades de quem busca seguir uma dieta à base de plantas é a preocupação do que comer quando na rua. Pensando nisso, a Veganuary, organização internacional que incentiva pessoas ao redor do mundo a experimentarem o veganismo em janeiro e pelo resto do ano, lançou para a campanha do #janeirovegano 2024 o Guia Brasileiro de Restaurantes Veganos. O roteiro, elaborado a partir de dicas de influencers das cinco regiões do país, traz uma lista de estabelecimentos locais onde sabor e criatividade andam lado a lado com conscientização ambiental e zero sofrimento animal.  

“Buscamos responder aos pedidos de quem participa com a gente, e também promover opções veganas no país todo. O Guia contempla cidades de todas as regiões, e a ideia é chegar a pelo menos todas as capitais em 2024. Queremos celebrar e fomentar o crescimento de negócios veganos para além do eixo Rio-SP, apoiando a quem for fazer o desafio em 2024 e quem viaja pelo país, ou simplesmente quer experimentar uma alimentação à base de plantas”, destaca Fernanda Morena, diretora da Veganuary no Brasil.  

Ao todo, nove influencers das cinco regiões do país toparam o desafio de dar dicas de restaurantes para integrar o Guia. Da Região Sul, em Curitiba Mariana Alves (@curitibavegana), Porto Alegre com Paola Salerno Troian (@_greenga) e Gabriela Casartelli (@gabcasartelli), na Região Sudeste, São Paulo com Thaiane Dantas (@thaiidantas) e Juliana Wiira (@spvegbrasil), na Região Centro-Oeste, Goiânia com Camila Pires (@guiavegetariano), Nordeste tem Salvador com Daiana Lima (@pretavegetal), Interior da Bahia, Recife (PE) e interior de Pernambuco com Denise Sáturnino (@sertaoveg), e a Região Norte é representada por Belém com Larissa Noguchi (@larissanoguchi). Ao todo, 26 restaurantes aparecem indicados no Guia e apresentam opções gastronômicas que vão de lanches de padaria até sushis e churrascos. 

O Guia Brasileiro de Restaurantes Veganos está sendo disponibilizado gratuitamente pela Veganuary a todas as pessoas que se inscrevem para fazer o desafio vegano através do link: www.veganuary/queroparticipar. A partir de 1º de janeiro, também estarão disponíveis na aba de Ofertas do site, descontos e novidades em cardápios de restaurantes participantes do guia, marcas, supermercados e lojas do país todo. 

Cenário de Restaurantes Veganos no Brasil 

Veganuary, juntamente com a HappyCow, aplicativo número 1 do mundo para descobrir oferta de comida vegana, presente em mais de 180 países, realizou um novo levantamento do ranking que mostra os países e cidades que mais oferecem alternativas veganas na América Latina. Conforme o levantamento, o Brasil segue liderando o ranking de países devido ao crescimento do número de restaurantes que adicionaram opções veganas aos seus cardápios. O Brasil conta com 3.141 locais com opções veganas e tem quatro cidades entre as 10 mais do continente. São Paulo é a cidade da América Latina com mais oferta: 671, no total, Rio de Janeiro aparece em sexto lugar com 291 locais. Brasília ingressa pela primeira vez no top10 em oitavo lugar, com 212, e Porto Alegre em nono lugar com 168. A pesquisa completa pode ser acessada aqui. 

O que é o Janeiro Vegano? 

 O Veganuary, Janeiro Vegano, fornece todas as informações e suporte prático para tornar a transição para o veganismo o mais fácil e agradável possível ao longo de um mês. Embora seja possível experimentar o veganismo em qualquer época do ano, a ONG incentiva os seus participantes a fazê-lo durante o mês de janeiro, onde se concentra a sua campanha principal. Os participantes podem registar-se em veganuary.com/queroexperimentar de forma totalmente gratuita e são depois apoiados através de uma série de e-mails – um diário durante todo o mês de janeiro – com diversos conteúdos, informações e receitas para implementar esta mudança alimentar. 

 Além dos e-mails, os participantes recebem um livro digital de receitas de celebridades, que este ano destaca receitas de celebridades importantes como Xuxa e Hana Khalil, além da atriz de The Last of Us, Bella Ramsey; um guia de primeiros passos e planos de refeições inovadores para tornar esse processo simples e fácil de navegar. 

Desde que a Veganuary lançou o seu primeiro desafio, há 10 anos, no Reino Unido – em janeiro de 2014 – milhões de pessoas, de quase todos os países do mundo, participaram oficialmente. A Veganuary agora possui centros de campanha na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Chile, Argentina, Índia, Espanha e Reino Unido. Tornou-se verdadeiramente um fenômeno global. 

 A cada um milhão de participantes que adotam uma alimentação vegetal durante um mês, poupam-se 6,2 milhões de litros de água, salvam-se 3,4 milhões de animais e poupam-se mais de 103 mil toneladas de CO2 equivalente a uma viagem de avião de Santiago do Chile ao Rio de Janeiro no Brasil. 

Texto e imagem de capa: Veganuary – Divulgação

Leia também:

Brasil cresce em opções veganas, segundo dados de Veganuary e HappyCow

Veganuary: janeiro o mês da revolução dos vegetais 

Por Nadia Gonçalves em 26 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores