Pensando em excluir produtos de origem animal de sua vida? Você não está sozinho. Dados da pesquisa IBOPE de 2018 já mostravam que 14% da população brasileira se declarava vegetariana, e este modo de vida vem se expandindo ao redor de todo o mundo.

A escolha pode ser principalmente para o benefício da saúde, pois essa abordagem alimentar oferece alguma proteção contra a obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e até reduz a mortalidade relacionada a doenças cardíacas. 

Mas este estilo de vida que exclui produtos de origem animal não têm apenas benefícios para a saúde, também oferece alta vantagem para o meio ambiente. Do ar à terra e à água, os recursos do mundo são amplamente poupados, e os resultados absolutamente catastróficos da agropecuária são minimizados.

Adotar este modo de vida ou trabalhar com produtos à base de plantas inicialmente pode parecer assustador, embora seja mais fácil do que nunca viver livre de produtos de origem animal, aqueles que são novos neste ecossistema podem se beneficiar de dicas, trocas de experiências e inspiração ocasional de receitas. 

Felizmente, para os curiosos sobre a vida vegana, o interesse por alimentos à base de plantas cresceu nos últimos anos, conforme ilustrado pelo número de sites e blogues que fornecem informações, compartilham suas jornadas e experiências com o público. 

Ainda me recordo de como era complicado encontrar informação de qualidade a poucos anos atrás. Às vezes tudo o que a gente quer é ler uma publicação rápida, saber das últimas notícias, das tendências de mercado, fazer umas comprinhas, preparar uma receita diferente ou simplesmente se inspirar.

Logo, entrar em sites veganos é uma ótima maneira de obter conteúdo novo e exclusivo, escrito por pessoas apaixonadas e envolvidas com as causas de saúde e meio ambiente. No entanto, com a Internet explodindo nas últimas duas décadas, o espaço está bem movimentado.

Desse modo, se você busca informações para sua vida ou insights para seus negócios, reunimos seis sites veganos que consideramos os principais do Brasil, com abordagens diferenciadas, desde nutrição, receitas e compras a recomendações de produtos, serviços e tendências de mercado.

Ah, a ordem da lista é aleatória.

Sociedade Vegetariana Brasileira

O site da SVB oferece notícias e informações essenciais para quem se interessa por este estilo de vida. Além disso, traz uma aba dedicada a receitas e uma série de vídeos do Dr. Eric Slywitch, sobre alimentação sem carne.

O destaque fica por conta da campanha “Opção Vegana”, que oferece consultoria gratuita com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Humane Society International,  para negócios que desejam elaborar pratos à base de plantas e estreitar o relacionamento com o público veg-friendly. 

Vista-se

O Vista-se não é apenas o melhor portal do ramo no Brasil em termos de diversidade do conteúdo, ele é o maior da América Latina e o segundo mais acessado do mundo. 

Lá você encontra notícias, lista sobre testes em animais, ingredientes e patrocínio a eventos cruéis, divulgação de eventos, guia de hotéis, restaurantes e bares, receitas e vídeos, atualizados diariamente, além de links para hotsites, loja e sites parceiros.

Casa Veg

E para os amantes das compras on-line, Casa Veg é uma super loja e ainda busca disseminar a ideia de que é possível aliar a alimentação sem crueldade animal com uma vida saudável. A equipe segue uma política interna de verificação de todos os produtos oferecidos, garantindo a procedência e a qualidade dos itens. Isso gera maior tranquilidade na hora da compra, além de economia de tempo na leitura e interpretação de rótulos.

No site é possível encontrar uma infinidade de opções, e o que é melhor, muito gostosas e saudáveis. 

Presunto Vegetariano

O site Presunto Vegetariano é um completíssimo blog de culinária. Nele você encontra receitas variadas, que atendem a todos os gostos e níveis gastronômicos, tudo isso para mostrar a praticidade da cozinha vegetariana.

É sem dúvidas o principal site de receitas à base de plantas do Brasil, portanto, na dúvida do que preparar para as refeições da semana, clique aqui.

Escolha Veg

Este é um verdadeiro mix de conteúdos de altíssima relevância. Trata-se de um exitoso projeto da Mercy For Animals, uma Organização Não Governamental e sem fins lucrativos dedicada a prevenir a crueldade contra animais explorados para consumo e a promover escolhas e políticas alimentares compassivas. 

A plataforma oferece um guia sobre o processo de transição, com dicas de alimentos por categoria. Possibilidade de criar sua própria lista de compras e baixar para levar com você. Além disso, tem dicas de como falar com a família e os amigos sobre a mudança, receitas deliciosas e fáceis, informações de nutrição, saúde e compartilhamento de experiências.

Vegan Business

E para finalizar, aqui estamos nós. O portal é dedicado aos negócios e oferece informações sobre as tendências do mercado, as startups e empresas veganas. 

O objetivo aqui é inspirar empreendedores e inovadores a criarem negócios livres de crueldade e para o bem do planeta. Também mostra que a economia vegana já é um grande negócio e incentiva a entrada nesse mercado cheio de potencial.

Se você é novato no estilo de vida baseado em plantas ou se está colhendo seus benefícios há mais tempo do que se lembra, com certeza apreciará o conteúdo dos sites veganos desta lista.



por Nadia Ferreira Gonçalvez em 3 de outubro