Olha a páscoa batendo nas nossas portas! E talvez você, recém vegano ou simpatizante da causa, esteja pensando em como funciona esse universo de páscoa vegana, certo? Mercado, receitas, culturas, dicas! Mesmo com a páscoa já fechando nossa semana, separei alguns pontos para você fazer a sua!

Começo: não comer carne na sexta-feira santa

Esse costume é bastante comum para algumas famílias, com a sua é assim? Eu particularmente nunca tive esse hábito na minha família, porém depois que deixei de comer carne, eu passei a refletir muito sobre o motivo de comemorarmos tudo com a morte de um inocente.

Tradicionalmente, a Igreja Católica sugere a retirada das carnes do cardápio em homenagem ao sacrifício de Cristo. Culturas e religiões a parte, Algumas pessoas usam o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), para não comem carne (mais precisamente de boi) ou substituo esse alimento por pequenas ações de sacrifício.   

Agora a reflexão que quero deixar aqui é apenas para não veganos e simpatizantes. Vale mesmo a pena comemorar a ressurreição de uma vida tão importante com a morte de outras? Por mais que você acredite que essas vidas sejam menos significativas?

Pensando nisso, o que acha de seguir umas receitas de páscoa veganas para comemorar essa data sem nenhum peixe no meio?

Dicas de receitas de páscoa vegana

Não adianta vir falar que se não for para fazer bacalhau, não tem opção de refeição vegana para páscoa, combinado? Com o veganismo ganhando tanto espaço no mercado, já fica claro que não há motivos para duvidar da quantidade de oportunidades que a alimentação a base de plantas consegue alcançar.

Almoço

Como muitas famílias são adeptas ao famoso bacalhau, separei uma receita incrível do canal Tá Na Mesa. Eu adoro esse canal e já testei diversas receitas diferentes, incluindo o Batatalhau delas que é sensacional. E fica como minha sugestão de almoço para você!

Sobremesas

Se você acha que é difícil encontrar sobremesas veganas para a páscoa, você está enganado. Abrindo o Youtube ou o Google você encontra diversas sugestões de doces que vão deixar sua páscoa vegana com um toque todo especial!

Mas resolvi compartilhar com você um link com mais de 20 receitas de sobremesas veganas. Acredita? As receitas são do site Presunto Vegetariano, e super recomendo! Para conferir, só ver aqui!

Hora de comprar ovos!

Seja vegano ou seja intolerante a lactose, a chegada da páscoa já deixa todo mundo pensando em opções de chocolate sem leite, não é?

Primeiro quero falar um pouco sobre comércio local. Essa época, muita gente começa a produzir ovos de páscoa – e ovos veganos – para vender. Esse tipo de comércio ajuda e muito os pequenos produtores. O que acha de dar uma olhada em grupos de Facebook ou na vizinhança se não tem alguém vendendo?

Agora vamos as marcas:

ChocoSoy – o ChocoSoy tem ovos de 160g por R$24,99. Você consegue achar com facilidade na loja Mundo Verde e nas Americanas. Como a proposta da marca é apenas ser vegana – e não oferecer produtos mais saudáveis – ela apenas substitui o leite de vaca pelo leite de soja. A grande vantagem disso é que os chocolates da marca continuam bem docinho! (Fica a dica: depois da páscoa, essa marca fica super barata!)

Carob House – essa é uma opção de chocolate (meio fake). A marca Carob House é especializada em alfarroba. Também é uma marca relativamente fácil de achar. Não é tão em conta quanto o ChocoSoy, mas é uma opção para quem busca algo diferente. Além disso, não é tão diferente de outros ovos do mercado, custa cerca de 40 reais.

Chocolife – No ano passado, a Chocolife lançou uma linha de chocolates veganos. Incluindo chocolate branco, acredita? Aqui no Brasil não é muito fácil de encontrar opções de chocolate branco vegano. Eu ainda não provei, mas me falaram que é muito bom. Os chocolates da marca são a base de leites de coco e adoçados com stevia! Esse ano, a marca lançou o ovo de páscoa deles! Na composição: chocolate ao leite de coco com recheio de creme de Gianduia e cobertura de chocolate branco ao leite de coco com avelãs. Já o preço não é muito baratinho, ele está na média de 62 reais.

Dica extra: caso você não ache esses produtos em lojas perto da sua casa, vale dar uma conferida em supermercados onlines e e-commerces veganos. Eles são ótimas opções para comprar aqueles produtos que ainda não chegaram perto de casa.

Preparado para fazer a melhor páscoa vegana da sua vida? Essa é uma grande oportunidade de mostrar para familiares cheios de piadas contra veganos que essa alimentação a base de plantas é maravilhosa. E principalmente, que não deixa a páscoa ser menos agradável e doce do que antes, certo?


Leia também: Chocolate vegano: conheça 5 marcas nacionais e Sorvetes veganos: como está esse mercado no Brasil



por Lari Chinaglia em 17 de abril