O McDonald’s é uma das maiores redes fast-food do mundo, e ao lançar um hambúrguer vegano, a empresa traz mais visibilidade para a causa.  Por ser bastante conhecido e atrair um público muito grande de pessoas, ao lançar uma opção, a empresa ajuda a expandir a ideia de novos sabores. O foco da vez está no lançamento de uma opção totalmente vegana na sua sede mundial em Chicago.

O lanche é chamado de McAloo Tikki, e é o sanduíche servido nos McDonald’s de toda a Índia. Agora a empresa oferece uma opção nova de menu para nós veganos. “Os clientes podem desfrutar de novos itens de menu globais da Índia, Austrália, Canadá, Alemanha e Hong Kong”, afirma o anúncio. 

Atualmente o McAloo Tikki é a única opção de sanduíche vegano disponível. O lanche consiste em um pão torrado com uma empada vegetariana temperada com samosa, feita de batatas e ervilhas. É coberto com cebolas vermelhas frescas, tomate fatiado e um mayo de tomate cremoso sem ovos.

“Os clientes expressaram interesse em itens dos restaurantes McDonald’s localizados na Índia e estamos entusiasmados em oferecer a oportunidade de experimentar o favorito vegetariano de longa data, o McAloo Tikki”, disse o proprietário/operador do McDonald’s, Nick Karavites, em um comunicado.

Ser vegano em um McDonald’s

As opções veganas no fast food são bastante limitadas. Normalmente nos países como EUA e aqui no Brasil, os cliente ficam limitados entre escolher uma salada à base de de alface, bebidas ou maçãs fatiadas do cardápio infantil. Vamos combinar que ninguém quer ir em um fast-food e consumir salada, não é mesmo? Felizmente isso não acontece em todos os países. Em outros países, a cadeia de fast-food encontrou sucesso com opções de sanduíches veganas.

A Finlândia e a Suécia são alguns exemplos. Caso você visite esses países, você vai encontrar a opção de McVegan, um lanche totalmente à base de vegetais e um hambúrguer vegano de soja. No início deste mês, o McDonald’s lançou outro sanduíche, afinal o sucesso do McVegan foi muito bom! Assim surgiu também a opção do McVeggo, uma opção mais apimentada, presente em 65 restaurantes finlandeses.

E não para por aí. O Reino Unido pode receber em breve opções veganas e vegetarianas. Não se sabe se as tiras vegetarianas contêm ou não ovos, mas muitos especulam que o lançamento está previsto para o início de 2019.

Enquanto isso no Brasil

Aqui no Brasil ainda não chegaram as opções veganas, mas já tivemos algumas evoluções. O McDonald’s lançou recentemente o McVeggie. O lanche é constituído de queijo coalho empanado como substituto do hambúrguer tradicional de carne, molho de pimenta biquinho, cebola caramelizada, alface crespa, tomate, cenoura ralada, e maionese no pão brioche.

“O McDonald’s sempre esteve atento às demandas de seus clientes e às mudanças no hábito de consumo – queremos que todos se sintam satisfeitos e encontrem combinações ideais para seus respectivos gostos quando entram em nossos restaurantes Queremos continuar ditando tendência, levando inovação, novas experiências e novos sabores aos consumidores.” 


Diretor de marketing do McDonald’s Brasil, João Branco.

O surgimento do McVeggie é muito importante para o mercado vegano. Aos poucos, são introduzidos sabores novos e novas opções a carne animal. Podemos ver isso com a chance de trazer mais pessoas para o veganismo, afinal um dos grandes receios de quem come carne é não ter opções de comida barata fora de casa. E com o comentário do diretor de marketing podemos esperar por novas opções, e claro, opções de hambúrguer vegano também.

Leia também Como ser vegano sem dificuldade? e O mercado vegano está só começando



por Lari Chinaglia em 20 de dezembro