Quem não é louco por doces? Algumas pessoas ainda acham que é impossível faz um bom bolo sem utilizar leite de vaca ou ovos na composição. Porém um empreendimento que pode gerar bons resultados é o segmento de doces veganos. Quando bem feitos e com todo o cuidado de marketing necessário, esse mercado pode gerar um grande sucesso para pequenos (e grandes) empreendedores.

Segundo o Relatório Global Pinterest 100, feito pela rede social Pinterest, as sobremesas veganas são as tendências mundiais no ano passado. Para quem não conhece, o aplicativo e o site do Pinterest, é uma rede social onde é possível salvar diversas imagens com ideias de tudo que você puder imaginar: decoração, comida, looks, frases de série, animais, famílias, e muito muito mais!

O Pinterest mostrou que o número de ideias salvas sobre doces veganos, ou seja, sem nenhum ingrediente de origem animal cresceu 329%. Isso apenas no ano de 2018. Se analisarmos por país, só no Brasil tivemos um aumento de 585%, nos últimos seis meses do ano passado.

Além disso, o mercado vegano continua mostrando resultados incríveis, e está apenas começando. Tanto no mundo, quanto no Brasil. Muitos segmentos veganos são promessas de sucesso.

Algumas das receitas mais procuradas no Pinterest são naked cake, torta de chocolate e brownie. Ou seja, são ótimas opção para você começar a testar receitas para vender!

Por onde começar?

Se você já entende que o mercado de doces veganos é um sucesso e acredita que é o segmento ideal para você, chegou a hora de colocar tudo em prática. Separei alguns pontos importantes para você começar este negócio:

Consultoria

Uma das formas de começar é através de uma consultoria gratuita para comerciantes disponibilizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

Pensando no crescimento de 40% ao ano no mercado de produtos veganos segundo reportagem da Folha de São Paulo, a SVB desenvolveu o Opção Vegana. Uma consultoria gratuita de quem entende do assunto. A Opção Vegana ocorre em parceria com a Humane Society International (HSI), e é ideal para quem quer desenvolver dos pratos e estreitamento de relacionamento com o público veg-friendly.

Praticando muito!

Agora se você quer mesmo se desenvolver no mundo dos doces veganos, você precisa começar a pesquisar receitas. Uma das formas de começar é testando diversas receitinhas que você encontra na internet.

Diversos canais no youtube oferecem todo tipo de receita a base de plantas. Você consegue encontrar desde pratos salgados a grandes bolos de festas. Sempre sem nenhum ingrediente de origem animal, do jeitinho que nós gostamos.

“Uma opção vegana, quando é boa, atende bem a todos. Ter boas opções veganas no cardápio não é mais apenas uma questão de consciência e sustentabilidade, hoje é também uma questão de sobrevivência para o mercado de food service no médio e longo prazo”, disse a gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira, Mônica Buava.

Procure cursos especializados

Outra forma de começar é através de cursos. Algumas confeitarias veganas já oferecem cursos para incentivar pequenos empreendedores a se desenvolverem no ramo de doces veganos.

Um exemplo é a Cake Vegan Cake. “A empresa faz parte de um movimento vanguardista mundial por uma alimentação mais saudável e sem crueldade, apresentando um novo conceito que une sabor a uma apresentação impecável.”, segundo as donas. A Cake Vegan Cake é a primeira confeitaria vegana do Rio de Janeiro, e hoje já oferece um curso voltado para o segmento.

O curso é totalmente online, o que facilita a vida de diversos moradores brasileiros.

E não para por aí, no google você encontra diversos cursos que podem te ajudar a começar com tudo esse negócio, e expandir seus horizontes no universo vegano.

Onde comprar doces veganos?

Seja para provar essas maravilhas ou simplesmente para conhecer os concorrentes é importante conhecer onde é possível comprar doces veganos.

Ao dar um google, você já encontra diversas opções de sites que oferecem doces sem nenhum ingrediente de origem animal. Mas uma outra sugestão que fica, principalmente para quem está pensando em começar é buscar grupos de Facebook.

Nessa rede social é bem fácil de encontrar veganos e vegetarianos em grupos exclusivos. Onde você pode compartilhar receitas e oferecer seus serviços. É uma ótima forma de conhecer os pequenos empreendedores perto da sua casa.

Você já pode começar a investir no ramo de doces veganos. Nada que alguns bons testes e muita persistência você não tenha um ótimo começo nesse negócio. Além disso, investir em um bom marketing, uma análise de concorrentes e cozinhar vários doces! Esse mercado promete bastante e vale muito a pena ser testado.


Leia também Clube de assinatura vegano – é uma boa opção? e 4 e-commerces de produtos veganos para entender esse mercado



por Lari Chinaglia em 29 de abril